SUAS
Ceprosom capacita servidores sobre serviços e Política de Assistência Social do município
15/08/2019 | 14h35

A Prefeitura de Limeira, por meio do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), promoveu hoje (15) o primeiro “Encontro dos trabalhadores com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS): uma visão integrada do Ceprosom”. O objetivo é apresentar a todos os servidores da autarquia os serviços e a estrutura do Ceprosom, bem como, a Política da Assistência Social desenvolvida no município. A presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, participou da capacitação, realizada no auditório do Senac. Ao todo, serão quatro encontros, que são organizados pela comissão do Núcleo Municipal de Educação Permanente (NMEP).

Aucélia deu as boas-vindas aos servidores presentes no primeiro encontro e lembrou um pouco da história do Ceprosom e seus avanços ao longo de 51 anos. Ela também parabenizou a equipe do NMEP pela organização do evento. “Muitas pessoas ainda não conhecem profundamente as ações do Ceprosom e a política de formação continuada. O nosso desafio é construir essa mudança de cultura em relação ao conhecimento, algo que está dentro do plano de governo do prefeito Mario Botion”, ressaltou a presidente. Segundo ela, essa política é concretizada no município por meio do NMEP.

A importância do encontro também foi destaca por Aucélia. “Temos que tratar e conhecer as nossas limitações, dificuldades e vulnerabilidades, também internas. Precisamos estar bem para atender à população de forma completa”, pontuou. Diante disso, segundo a presidente, o núcleo de educação permanente tem traçado um percurso metodológico, com encontros com a equipe técnica, e participações em eventos do Estado, onde Limeira faz parte do grupo de formação. “Desejo uma manhã de reflexão sobre nossas atuações. O conhecimento gera e faz mudança e tem grande impacto em nosso trabalho”, finalizou.

Fernanda Mendes, que está à frente do NMEP, coordenou os trabalhos do encontro. Conforme ela explicou, o objetivo dessa capacitação é promover integração e atualizar sobre os serviços, programas, projetos e benefícios executados pelo Ceprosom, órgão executor da Política de Assistência Social, por meio do trabalho de cada servidor da autarquia. “Esse encontro foi idealizado pelos servidores, por meio do formulário de diagnóstico, monitoramento e avaliação de formação e capacitação continuada, que visa contribuir para o desenvolvimento das competências necessárias à contínua e permanente melhoria da qualidade do SUAS”, observou Fernanda.