ECOFÉRIAS
Crianças participam de oficina de culinária e preparam receitas saudáveis
10/07/2019 | 17h40
Crianças participam de oficina de culinária e preparam receitas saudáveis

A tarde desta quarta-feira (10), na Biblioteca Pedagógica, foi de aromas e sabores para as 34 crianças que participaram de uma oficina de culinária. As receitas que aprenderam são todas saudáveis: cupcake de cenoura com cobertura de banana e chocolate, lanche nutritivo com pão integral e patê de ricota com cenoura, e suco de melancia e morango. Mas as crianças fizeram mais do que colocar a “mão na massa”. Elas acompanharam uma contação de história do livro “Comida de Herói” (Editora Adonis), de Maria Belintane e Valéria Cantelli, que mistura só coisa boa: superpoderes, heróis e comida de vó.

A oficina foi coordenada pela professora de educação alimentar e culinária do Sesi, Isa Rodrigues. A bibliotecária Taciana Lefcadito Alvares, responsável pela programação de férias da Biblioteca Pedagógica, explicou que a iniciativa de levar as autoras até o espaço e misturar literatura e culinária faz parte da ideia de oferecer a “ECOférias”, no mês de julho, com a proposta de temas ecológicos que abordem assuntos como reciclagem, reaproveitamento e desperdício, além da alimentação saudável.

As autoras da obra, que também são professoras, trabalham com a educação para o consumo há um bom tempo, com orientações dentro das escolas e para famílias para o comportamento mais sustentável. “Nesse movimento, a alimentação é um tema forte que nos preocupa, como a obesidade infantil, entre outros transtornos”, explica Valéria. Segundo ela, o livro apresentado às crianças trabalha com diversas vertentes, como o alerta em relação à publicidade, à qualidade de vida e à comida que não é saudável. “É isso o que a avó da história traz, que ela deixa a criança viver essa experiência, colocando a mão na massa”, observa Maria.

Elas também elogiaram a iniciativa da Prefeitura ao incentivar a alimentação saudável com as crianças durante as férias, dentro dos espaços públicos, para que elas levem para casa. “É uma proposta muito interessante, unir a literatura e essa aproximação com a alimentação saudável. É uma iniciativa que precisa ser valorizada”, comentou Valéria. As autoras também enalteceram a participação dos pais das crianças durante a atividade, bem como, a parceria com o Sesi, que permite levar o tema de forma mais lúcida para as crianças.

Lorena Moraes da Silva, 9, estuda no Colégio Portinari e participou pela primeira vez de uma oficina de culinária na biblioteca. “Foi muito legal, aprendi receitas interessantes que podemos fazer em casa”, falou. Já a Natally Priscila Rocha Campos, 10, é estudante da Emeief Padre Maurício Sebastião Ferreira e prefere sair de casa durante as férias e participar das oficinas. “É muito bom. Já faço bolo em casa e todo mundo gosta. Agora vou ajudar minha avó a fazer essas receitas também”, contou. Anna Luíza Campos Alves, 9, também gostou da oficina. Ela prefere não se arriscar na cozinha, mas com a ajuda da mãe, poderá colocar em prática o que aprendeu na oficina. “Temos que comer mais alimentos saudáveis, pois faz bem para nossa saúde”, argumentou a aluna da Emeief Mário de Souza Queiroz Filho.

As atividades de férias da Prefeitura prosseguem durante todo o mês de julho nas Bibliotecas Municipal e Pedagógica, no Centro de Ciências e Cultura, no Museu Histórico e Pedagógico “Major José Levy Sobrinho” e no Zoológico Municipal. A programação completa pode ser conferido em www.limeira.sp.gov.br/ferias.