APRENDIZAGEM
Crianças do CI Lucinda Kühl concluem projeto de escrita e leitura com diversão
05/12/2018 | 12h44
Crianças do CI Lucinda Kühl concluem projeto de escrita e leitura com diversão

A construção do texto e a leitura dentro de suas funções sociais reais foram trabalhadas de forma diferente no CI Lucinda Tank Kühl, principalmente com os alunos da Etapa 2 em um projeto idealizado pela direção da escola. Tudo começou com o desejo das crianças de fazerem algo para encerrarem o ano com chave de ouro – afinal de contas, esse é o último ano deles na escola, localizada no Nossa Senhora das Dores. A celebração desse projeto foi realizada nesta terça-feira (4) com muita diversão. No entanto, a história teve início bem antes, em abril, quando as professoras começaram a trabalhar com eles, ajudando-os a escolherem algo para fazer como conclusão do ano letivo.

A vice-diretora Regina Célia Machado explica que isso permitiu estimular os alunos a se manifestarem, com diversas ideias. Foi então que decidiram que precisavam votar para escolher o que fariam. Todos decidiram que iriam a um buffet infantil, mas, para isso, precisavam batalhar. Foi então que as professoras começaram a trabalhar com eles os gêneros textuais, que precisam ser tratados pelo currículo escolar da Rede Municipal. Tudo começou com uma carta, que os alunos escreveram, endereçada à diretora da escola, a professora Lilian Becatti da Silva Rodrigues.

Regina conta que eles tiveram ajuda de uma professora escriba. Ou seja, eles construíram a carta oralmente, ditando as palavras, que a professora redigia. A diretora foi até eles e explicou que isso era possível, mas que precisava de ajuda para poder realizar o sonho deles. Surgiu, então, a ideia de escrever cartas endereçadas a empresas que poderiam ajudá-los. Novamente, as crianças foram as responsáveis por construir as cartinhas, e elas foram enviadas. Para a felicidade da criançada, a Unimed respondeu que ajudaria eles. A resposta veio por e-mail, outro gênero trabalhado com eles, e que também permitiu a leitura, já que as professoras ajudaram eles a lerem a resposta.

O objetivo foi alcançado e a criança curtiu um dia de diversão em um buffet infantil. A alegria de poder brincar e estar com os colegas de classe estava estampada no sorriso da Gabryella Bueno de Moraes, 6. “Foi muito legal e especial estar aqui hoje”, falou. Ela disse que a celebração tem um gosto mais especial por ser na época de Natal, que ela afirmou gostar muito, principalmente por estar com os amigos e a família. Para o Lorenzo Pablo Paschoaletto, 6, diversão é o que não faltava. “Eu estou me divertindo muito com meus colegas. É muito bom pra mim comemorar com eles”, contou.

Ao longo do ano, outros gêneros textuais foram trabalhados, dentro e fora do objetivo do projeto, como convite, carta de agradecimento, bilhete, poema, conto, fábula e, o último, relato de experiência – os alunos escreverão, nesta semana, um texto em que contarão como foi poder participar dessa comemoração. “O aprender a ler e escrever se tornou significativo para eles e ultrapassou os muros da escola. As crianças se tornaram protagonistas do processo de aprendizagem”, comenta Regina. Para ela, o resultado é mais que positivo, já que hoje as crianças escrevem com mais autonomia, além de ser notável mudanças na desenvoltura e no comportamento delas.

Regina destaca que esse projeto será realizado outras vezes nos próximos anos e que ela o incluirá como um Projeto Institucional da escola, para que ele tenha continuidade. Ela também enaltece o trabalho das professoras Silvana Dibbern, que é coordenadora da escola, Vera Lúcia de Souza e Laís Botechia.