Prefeitura conclui encaminhamento de crianças para creches
28/06/2019 | 18h01
Prefeitura conclui encaminhamento de crianças para creches

A Prefeitura de Limeira concluiu o encaminhamento para vagas em creche do cadastro realizado em 2018. O anúncio foi feito hoje (28) pelo prefeito Mario Botion e pelo secretário de Educação, André De Francesco em coletiva à imprensa. Atualmente, são cerca de 4,8 mil crianças nos Centros Infantis de Limeira e cerca de 1.840 para o bolsa creche. “Fizemos um grande esforço para atendermos a todas as crianças que esperavam por uma vaga em creche e hoje cumprimos o que estabelecemos em nosso plano de governo”, destacou o chefe do Executivo.

Botion lembrou que em 2017, a Secretaria de Educação fez um recadastramento da chamada fila única, que permitiu a diminuição do número de crianças que estavam esperando por uma vaga em creche. “Ao longo de 2018, buscamos alternativas técnicas para mudar a questão da fila única, que não existe mais legalmente”, citou. No mesmo ano, houve um período de inscrições e os encaminhamentos começaram a ser feitos. “Hoje, não há mais nenhuma criança aguardando para ser encaminhada para creche.”

O secretário de Educação também ressaltou que houve um trabalho intenso do setor de planejamento da pasta para o encaminhamento das crianças remanescentes no cadastro, tanto para a própria rede municipal de ensino, com a reorganização das unidades escolares, bem como para o programa bolsa creche, direcionado às creches particulares, ampliado neste ano. “Desta forma, conseguimos atender a todas as crianças que estavam no nosso cadastro”, salientou.

INSCRIÇÕES

A partir de segunda-feira (1º), um novo processo de inscrição será aberto por meio do link www.smelimeira.com.br/inscricao_creche.php. As inscrições poderão ser feitas até 31 de julho. Decreto publicado na semana passada definiu as diretrizes para o processo, além dos prazos para inscrições. O prefeito observou que o decreto respeita as legislações federais, com todos os critérios para a inscrição. Francesco explicou que o cadastro online facilitará o acesso para as famílias, que antes precisavam ir pessoalmente à secretaria.

Conforme explicaram Botion e o secretário, a cidade foi divida em sete setores regionais. Dessa forma, a criança será encaminhada, em ordem cronológica, para a unidade que atenda à sua faixa etária dentro do setor onde mora, respeitadas as prioridades estabelecidas por lei. “Setorizamos o atendimento para facilitar para as famílias, para que elas tivessem a opção mais próxima possível da sua residência”, explica Francesco.

O secretário também falou sobre como funcionará o atendimento das crianças inscritas no processo. Segundo ele, o próprio sistema fará uma pré-seleção automática, paraencaminhar aos setores adequados. “Encerradas as inscrições, uma comissão fará a análise dos inscritos para fazer os ajustes necessários, e então iniciaremos os encaminhamentos, dentro das vagas disponíveis.” Um segundo período de inscrições,de 1º a 31 de outubro, será aberto para preparar o atendimento para o próximo ano.