NAS ESCOLAS
Lançamento do projeto de Cultura e Educação pela Paz é amanhã
07/08/2019 | 15h45
Lançamento do projeto de Cultura e Educação pela Paz é amanhã

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, lança amanhã (8), às 9h, o Programa de Cultura e Educação pela Paz. A iniciativa tem o objetivo de implantar projetos nas escolas visando proporcionar espaços de reflexão com todos os atores da unidade escolar, fortalecendo o diálogo com a comunidade e, principalmente, com a família. Isso será feito por meio de ações preventivas e interventivas de enfrentamento à violência, buscando uma gestão democrática e participativa com todos os envolvidos. O lançamento do projeto será no Teatro Nair Bello e contará com uma programação onde serão discutidos aspectos da temática.

A professora de educação básica 1 e 2, vice-diretora e integrante do Núcleo de Cultura de Paz da Prefeitura de São Vicente, Damiana Albuquerque, e o professor universitário e coordenador de grupos reflexivos com homens autores de violência, Sérgio Barbosa, discutirão sobre o fenômeno social da violência e a educação e a cultura de paz nas escolas, como estratégia de prevenção e enfrentamento à violência, contribuindo na formação de valores e práticas de não-violência. Podem participar autoridades, técnicos do serviço público municipal, estadual, entre outros órgãos.

O evento é voltado a gestores escolares, professores, assistentes sociais, profissionais da educação, conselhos de escola, Associações de Pais e Mestres, Conselho Municipal da Educação e outros interessados no tema. A inscrição deverá ser feita pelo e-mail educacao.servicosocial@edu.limeira.sp.gov.br

O secretário de Educação de Limeira, André Luis De Francesco, explica que os projetos de Cultura e Educação pela Paz serão desenvolvidos nas escolas com maiores indicadores de conflitos e de vulnerabilidade social e serão acompanhados pelo núcleo de profissionais da Secretaria de Educação para apoio e orientações às ações dos projetos. “Esta é uma iniciativa que se soma às ações de promoção da cultura de paz na rede municipal de ensino de Limeira”, enfatiza Francesco.