Notícias
JOÃO FISCHER
Encontro discute inclusão da pessoa surda na sociedade
18/06/2019 | 17h36
Encontro discute inclusão da pessoa surda na sociedade

Os 29 anos de existência do Centro Educacional João Fischer Sobrinho - Área Auditiva – foram celebrados nesta terça-feira (18), no auditório do Senac, durante o 1º Encontro Sobre a Inclusão da Pessoa Surda na Sociedade. A atividade foi promovida pela Prefeitura de Limeira e Ceprosom, por meio do João Fischer, e contou com a presença do secretário de Saúde, Vitor Santos, que na ocasião representou o prefeito Mario Botion, e da diretora de Proteção Social da Autarquia, Léia Serrano.

Vitor Santos falou de sua forte ligação com pessoas surdas, devido à experiência como médico otorrinolaringologista e ao trabalho voluntário que desenvolveu em entidades do terceiro setor. O secretário disse que estuda a criação de um curso da Língua Brasileira de Sinais Libras (Libras) aos funcionários das Unidades Básicas de Saúde, como forma de garantir maior acessibilidade nos serviços oferecidos pela pasta. “Parabéns ao João Fischer pelos 29 anos de dedicação”, frisou.

Antes de sua abertura, em meados da década de 1980, a população limeirense precisava deslocar-se para Araras. Léia Serrano destacou o importante papel que o João Fischer desempenhou ao longo de todos esses anos. “A equipe do João Fischer abriga profissionais excelentes, que buscam sempre o aperfeiçoamento. Hoje, esse serviço é referência aos municípios da região”, frisou.

Palestras

O primeiro palestrante do encontro foi Alex Vieira, de 30 anos, que é formado em Ciências Contábeis pela Faculdade Anhanguera. Surdo desde o nascimento, ele relatou os desafios que precisou superar para aprender Libras e a Língua Portuguesa. Ex-aluno do João Fischer, Vieira trabalha atualmente no setor de almoxarifado da Faurecia – uma das maiores empresas do ramo automotivo do mundo. “O surdo merece ter as mesmas oportunidades que os ouvintes. Tem o direito de participar da sociedade e de adquirir conhecimento”, disse.

Na sequência, a psicóloga Larissa Fernanda Facco Risso, que é especialista em Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil e em Psicologia do Desenvolvimento e Deficiência pela Unicamp, falou sobre o desenvolvimento da pessoa surda. O encerramento do evento ficou por conta da militante da causa, Sabine Schaade, que também é autora do blog “Filhos Especiais, Pais Abençoados!”.

Também prestigiaram o evento, um dos primeiros alunos do João Fischer e atualmente professor da unidade, Alexssandro Silva da Fonseca, a assessora de Proteção Especial do Ceprosom, Paula Furlan Gomes, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPD), Adriana Vasconcelos Casimiro, além de servidores municipais, estudantes, familiares, entre outros.

Serviço:

Atualmente, o Centro Educacional João Fischer Sobrinho - Área Auditiva - atende aproximadamente 40 pessoas, entre crianças e adultos. Segundo a coordenadora, Marina Alencar, a unidade prevê a inclusão social das pessoas surdas, bem como de seus familiares, e o desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais. “Por meio de nossas atividades, as pessoas atendidas são estimuladas a reconhecer suas emoções e a colocá-las perante a sociedade, buscando seus espaços e seus direitos”, comentou. O João Fischer é um serviço do Ceprosom e está localizado na Rua Carlos Gomes, 1.418. O telefone é 3442-7930.

Notícias recomendadas para você