PROGRAMA CUIDAR
Prefeitura e Unimed Limeira lançam projeto de prevenção a acidentes com crianças no ambiente escolar
20/05/2019 | 14h47

O prefeito Mario Botion e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Limeira, Roberta Botion, participaram nesta segunda-feira (20) do lançamento do Programa Cuidar. A iniciativa é da Unimed Limeira em parceria com o Executivo, visando a prevenção de acidentes com crianças na fase pré-escolar - apenas no setor público, há mais de 12 mil alunos de 0 a 6 anos. Para tanto, serão capacitados professores e funcionários de escolas públicas e particulares. Na fase inicial, o programa terá como foco a prevenção aos engasgamentos. A cerimônia recebeu a presença do vice-prefeito Júlio Pereira do Santos, o Dr. Júlio, e do secretário de Educação, André Luis De Francesco.

Botion falou sobre a satisfação da parceria com a Cooperativa, observando o importante papel que a medicina privada desempenha no segmento de saúde. O prefeito também destacou que o Programa Cuidar irá complementar o trabalho já realizado pelo Samu Limeira, a partir da implantação da Lei Lucas (5.987/2018). Proposta pela vereadora Erika Tank, a legislação tornou obrigatório o treinamento em prevenção de acidentes e atendimento de primeiros socorros em toda a rede de educação. “Com mais essa ação, iremos ampliar o conhecimento de nossos professores e funcionários dentro da área de saúde. A prevenção é sempre o melhor remédio”, frisou.

A parceria com a Unimed Limeira também foi enaltecida por Roberta Botion, escolhida pela cooperativa para ser a madrinha do programa. “Estou lisonjeada com esse convite para ser a madrinha dessa iniciativa, que tem a única intenção de salvar vidas. Os funcionários das escolas terão mais informação para evitar casos de engasgamentos”, salientou. A presidente do Fundo Social observou, ainda, que a medida irá beneficiar toda a comunidade. “Esse conhecimento poderá ser levado para fora do ambiente escolar”, complementou.

Gerente de qualidade e Assistência Terapêutica da Cooperativa, Maria Aparecida da Silva Teixeira esclareceu que o programa surgiu da preocupação com acidentes dessa natureza, registrados na cidade nos dois últimos anos. “Nosso objetivo é evitar acidentes com crianças, sobretudo na fase da primeira infância”, disse.

O primeiro dia de treinamento do Programa Cuidar é amanhã (21), no Espaço Viver Bem, com as escolas municipais. No sábado (25), a formação será voltada aos professores do Colégio Acadêmico. Cada treinamento ocorrerá em um único dia, com aulas teóricas e práticas em que os participantes poderão exercer as manobras de salvamento com o auxílio de bonecos. As aulas serão ministradas por uma equipe multiprofissional da Unimed Limeira.

O médico Danilo Gullo, que na ocasião representou a diretoria da Unimed Limeira, comentou que a formação reflete a responsabilidade social do hospital. “Além do atendimento de excelência na área de saúde, buscamos fazer sempre algo mais pela população. Queremos evitar que acidentes, como os engasgamentos, aconteçam”, disse.

Também compareceram ao evento, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi, a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Adriana Dibbern Capicotto – acompanhada de diretoras da rede, a fisioterapeuta da Cooperativa, Mirella Nilsson Poletti Cunha Brigatto, além de outros representantes do hospital.

Serviço:

Para agendar os treinamentos, gratuitamente, as escolas devem entrar em contato com a Unimed Limeira, pelo telefone 3404-4836, com Simone.