CONSCIENTIZAÇÃO
Violência contra idosos é tema de seminário nesta sexta-feira
13/06/2019 | 15h22
Violência contra idosos é tema de seminário nesta sexta-feira

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), com apoio da Prefeitura de Limeira e do Ceprosom, promove nesta sexta-feira (14), o 2º Seminário de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. O evento acontece das 8h às 12h, no auditório do Senac (Rua Quadros Sobrinho, 1). Foram convidados grupos da terceira idade do Ceprosom, instituições de longa permanência, conselhos de direitos, além de servidores públicos. A inscrição será feita no próprio local do seminário.

Segundo a presidente do CMDI, Fátima Aparecida da Silva Santos, a iniciativa marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, que ocorre todos os anos em 15 de junho. “Pretendemos sensibilizar a sociedade para o combate às diversas formas de violência cometidas contra a pessoa idosa, com idade igual ou superior a 60 anos”. Dados do Ceprosom apontam para a existência de 40 mil pessoas em Limeira nessa faixa etária.

Confira a programação:
8h – Credenciamento
8h30 – Mesa de abertura
9h – Palestra sobre “Serviços prestados aos Idosos”, com a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno
9h30 – Palestra sobre “O impacto da violação/violência no processo de envelhecimento”, com a doutoranda e mestre em Gerontologia pela Unicamp, Débora Lee Vianna Paulo, que também é coordenadora da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), sub-regional Limeira
10h – Palestra sobre “Os direitos dos idosos à luz das decisões dos Tribunais Superiores”, com a procuradora jurídica do Ceprosom, Flaviana Moreira Moretti
10h30 - Debate
11h - Encerramento