QUALIFICAÇÃO
Prefeitura capacita servidores para atendimento às mulheres em situação de violência
06/06/2019 | 12h35

A Prefeitura de Limeira, por meio do Ceprosom e em parceria com a Rede Elza Tank de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, promoveu nesta quarta-feira (5), no Anfiteatro do Isca Faculdades, uma capacitação para qualificar o atendimento a esse público. A abertura do evento contou com a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, e do secretário de Saúde, Vitor Santos.

Também esteve presente às atividades, a vereadora Erika Tank, que comentou a importância da iniciativa. “Quando comecei com a criação dessas leis, o objetivo era mesmo que chegássemos a esse patamar, virando referência não apenas na região, mas também no Estado. Muito orgulho do trabalho realizado por tantas profissionais competentes e engajadas no combate à violência”, frisou.

Participaram do evento, profissionais das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança Pública e Defesa Civil, Mobilidade Urbana, Cultura e Esporte e Lazer; de integrantes de Conselhos de Direitos; da Câmara Municipal; de hospitais públicos; do Anexo da Violência Doméstica; e do Conselho da Mulher de Araras.

Segundo a assessora de Proteção Especial do Ceprosom, Paula Furlan Gomes, o intuito foi qualificar e sensibilizar toda a rede do município no atendimento às mulheres em situação de violência. Ela avaliou positivamente a adesão ao evento, que recebeu a presença de 170 pessoas. “Faremos mais três capacitações ao longo do ano, visando acolher adequadamente as demandas dessas mulheres e encaminhá-las aos serviços competentes”, frisou.

A capacitação ocorreu em dois períodos (manhã e tarde) e tratou dos seguintes temas: “Violência contra a Mulher - Histórico e os desafios para superação do ciclo da violência”, com a psicóloga Amanda Abreu Silva; “Direitos e garantias fundamentais à Mulher e a Lei do Minuto Seguinte”, com a defensora Pública do Estado de São Paulo, Lúcia Thomé Reinert, e a “Humanização do atendimento na perspectiva da Lei Maria da Penha”, com a delegada Teresinha de Carvalho. Sônia Regina Carvalho Malta, chefe do Setor de Prevenção ao Uso de Drogas da prefeitura, e Débora Araújo (gabinete da vereadora Mayra Costa), fizeram explanação sobre o Junho Laranja (dedicado à prevenção e conscientização acerca do uso e abuso de drogas).

Ao final, houve uma mesa redonda para apresentação da Rede Elza Tank de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, Notificação e Fluxo das 72 horas (Profilaxia Pós-Exposição), Botão do Pânico e Patrulha Maria da Penha. Além de Paula Furlan Gomes, a discussão recebeu a presença de Amélia Maria P. da Silva (coordenadora da Vigilância Epidemiológica); Ézio José Campos Filho (Semil); e Anderson José Gomes Martins (GCM).

Sobre a Rede

A Rede Elza Tank de Atendimento Integrado às Mulheres em Situação de Violência foi regulamentada pela Lei N° 5.452/14. Trata-se de um conjunto de serviços que têm por objetivo o trabalho articulado para garantir à mulher vítima de violência o acesso integral e permanente aos seus direitos. O trabalho da Rede encontra-se organizado em três dimensões: Preventiva – com foco nas ações formativas e de sensibilização; Operativa – acompanhamento e situações complexas, fluxos de trabalho e monitoramento dos serviços; e Enfrentamento - serviços ofertados pelo município para atendimento das mulheres em situação de violência.