BIBLIOTECA PEDAGÓGICA
Cerca de 700 alunos participam da Semana da Língua Portuguesa
24/05/2019 | 09h05
Cerca de 700 alunos participam da Semana da Língua Portuguesa

O Dia da Língua Portuguesa comemorado entre os países que têm o português como língua oficial é celebrado no dia 5 de maio. O Dia da Língua Nacional que celebra a língua portuguesa como dialeto nacional dos brasileiros é comemorado no dia 21 de maio. Para festejar as duas importantes datas a criançada da rede municipal de ensino participou ontem (23), de um evento literário realizado na Biblioteca Pedagógica.

Em Limeira, a Semana da Língua Portuguesa, organizada pela Secretaria de Educação, reuniu cerca de 700 alunos do 1º a 5º anos que acompanharam a exibição de produções digitais desenvolvidas pelas próprias unidades. O material audiovisual produzido tem como intuito fomentar ações que fortaleçam a mobilização das escolas em projetos de promoção da leitura literária utilizando dos meios digitais.

O prefeito Mario Botion acompanhou o evento e cumprimentou todos os envolvidos na construção do projeto. O chefe do executivo interagiu com as crianças e destacou a importância que a leitura desempenha no acesso ao conhecimento e processo de formação educacional. “A educação de qualidade é a base para uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva” destacou.

Na ocasião, o aluno Renan Hernandes Rodrigueiro Costa, da Emeief Limeira, entregou uma carta ao chefe do executivo com sugestões de todos os alunos sobre a gestão do prefeito. Botion enfatizou a relevância que contribuições como estas trazem para que avanços sejam conquistados em todas as áreas e garantiu que as solicitações serão encaminhadas aos departamentos responsáveis.

A bibliotecária Taciana Lefcadito Alvares, responsável pela organização do evento, explicou que cada escola elaborou atividades que contemplassem as novas ferramentas digitais no processo de ensino. “Com a nova abordagem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os meios digitais de acesso a informação são vistos como instrumentos de ensino que devem ser incorporados as unidades escolares e o evento literário busca a promoção e o encontro dessas iniciativas”.

A BNCC estabelece os conhecimentos, as competências e as habilidades que todos os estudantes deverão desenvolver ao longo do processo de ensino para a formação humana integral. Para Katia Cristina Citelli Garcia, coordenadora pedagógica da Emeief Profª Egle Maria Ciarrochi, uma das escolas que participaram do evento, a abordagem que a Base dá as novas tecnologias de informação otimiza o uso destas ferramentas que já integram o dia a dia das crianças fomentando a formação crítica e reflexiva.

Além das diversas atividades, a programação do evento contou com pipoca para os alunos.