EXPERIÊNCIA
Ceprosom promove integração de novos estagiários
23/05/2019 | 15h43
Ceprosom promove integração de novos estagiários

O Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) realizou, na manhã desta quinta-feira (23), uma integração com 32 novos estagiários da autarquia. O objetivo foi “quebrar o gelo” para o início do trabalho com dinâmicas e rodas de conversa, ministradas pelo chefe de setor de Proteção Social, Vagner Fernandes. Os estagiários, das áreas de serviço social, pedagogia, psicologia, direito e educação física, também conheceram as dependências do Ceprosom, onde aconteceu a integração. A presidente da autarquia, Maria Aucélia Damaceno, acompanhou o encontro.

Segundo Aucélia, os estagiários trabalharão em diversas áreas, não apenas dentro da sede da autarquia, com estudantes nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). “Queremos integrá-los ao trabalho e falar sobre a assistência social do município, nosso campo de atuação, como fazer o atendimento, entre outros temas. É preciso que eles se conheçam, fazendo esse acolhimento com os estagiários, com atividades de interação”, destaca.

Conforme a presidente, do total de estagiários, 15 começaram o trabalho hoje, especificamente com o programa Criança Feliz. Ela explica que eles passaram por uma semana de capacitação para conhecer o programa e todas as suas diretrizes. “Eles receberam orientações e passaram por uma formação sobre as visitas e como abordar as famílias”, afirma. Aucélia ressalta que os estagiários farão as visitas às famílias acompanhados de profissionais do Ceprosom.

Em abril, o Ceprosom foi reconhecido pelo programa de estágio. A autarquia recebeu certificado do Prêmio CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) Melhores Programas de Estágio. Limeira ficou entre os 100 melhores espaços do país para estagiários atuarem. Aucélia observa que essa foi a décima edição do prêmio e a primeira que o Ceprosom participou. A premiação é do CIEE, em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH/Seccional São Paulo) e a The Gallup Organization do Brasil.

Desde o início do ano a autarquia trabalha em um plano de estágio, que prevê ações educativas e formativas, além do acompanhamento dos estagiários. Uma vez por semestre serão realizados encontros com os orientadores de estágio para acompanhar o desenvolvimento prático-teórico. Dentro desse plano, que ainda está sendo desenvolvido, estagiários e técnicos que os supervisionam passarão por formações para uma troca de experiências. “Esse processo de formação dos servidores e estagiários faz parte do plano de governo do prefeito Mario Botion”, salienta Aucélia.

Participaram da integração o procurador jurídico Rogério Pereira, a analista contábil Taynara Covre, a supervisora Monique Fernanda de Lima Santana, a psicóloga Simone Reatto e o assistente social Rayoni Salgado, que também faz parte do núcleo municipal de educação permanente.