ADMINISTRAÇÃO
Prefeitura e Câmara Municipal realizam o I Seminário de Gestão Documental e Acesso à Informação
14/05/2019 | 17h13

A Prefeitura de Limeira, em parceria com a Câmara Municipal, com o apoio do Centro de Memória da Unicamp Campinas, realizam através da Secretaria de Administração, e de Cultura, Memorial do Legislativo e da Escola Legislativa Paulo Freire, no dia 4 de junho (terça-feira), o I Seminário Limeirense de Gestão Documental e Acesso à Informação.

A data faz referência à semana que comemora o Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho), estabelecido pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA), que lança anualmente um tema diferente para inspirar os eventos. Este ano, o tema é Desenhando Arquivos. A Semana Nacional de Arquivos é organizada pelo Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa, sendo uma iniciativa prevista no Plano Setorial de Arquivos (2017-2027) elaborado pelo Colegiado Setorial de Arquivos do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do Ministério da Cultura.

A Semana Nacional de Arquivos consiste em uma temporada de eventos em arquivos e instituições que planejam ações especiais em todo o país, tendo como principal objetivo integrar a sociedade promovendo o sentimento de pertencimento por meio do contato com o fazer arquivístico, demarcando os arquivos como espaços para o pleno exercício da cidadania.

Os principais benefícios das ações organizadas durante a semana são aproximar os arquivos da sociedade, incentivar a produção de conhecimento científico e cultural, potencializar os arquivos como equipamentos culturais e instrumento facilitador de acesso à informação e apoiar o cidadão na defesa de seus direitos.

O I Seminário Limeirense de Gestão Documental e Acesso à Informação integra as atividades da Semana Nacional de Arquivos e tem como intuito disseminar a importância da gestão documental, do acesso à informação, da relevância dos arquivos públicos e museus, bem como a preservação da memória, dentre outros temas pertinentes.

O evento será realizado na Câmara Municipal localizada na rua Pedro Zaccaria, nº 70, Jardim Nova Itália. O credenciamento terá início às 8h30 e será aberto aos profissionais que atuam em arquivos, universitários e professores, entidades detentoras de acervos, centros de memórias e instituições culturais. O evento é aberto ao público em geral.