CIDADE LEITORA
1ª Mostra Bienal Literária de Limeira terá formação para profissionais; inscrições para palestras abrem segunda
23/11/2018 | 16h19

A 1ª Mostra Bienal Literária de Limeira já tem nova data para acontecer: 7 e 8 de dezembro. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, o evento ocorre nos espaços do Parque Cidade, com uma ampla programação gratuita dedicada à cultura literária e à formação para profissionais da educação. A partir de segunda-feira (26), a pasta abrirá as inscrições para as palestras formativas voltadas para profissionais da área de educação e pais. As inscrições devem ser feitas por meio do link https://www.limeira.sp.gov.br/bienal. As vagas são limitadas.

O secretário da pasta, André De Franceso, salienta que a intenção das palestras formativas é contribuir para a formação de gestores educacionais, supervisores educacionais, técnicos da Secretaria de Educação, coordenadores pedagógicos, bibliotecários e secretários de Educação e envolver as famílias e a comunidade na temática da leitura e da escrita no atual contexto sociocultural. “A bienal consolida a maioria dos projetos voltados à leitura e à escrita, por meio de um evento onde possamos fomentar a leitura e tornar Limeira uma cidade leitora”, destaca André.

No primeiro dia de palestras, na sexta-feira (7), serão trabalhados temas como leitura e gestão, literatura infantil na sala de aula, os desafios da leitura, escrita e inclusão nas escolas, e técnicas de contação de histórias. As competências socioemocionais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também serão debatidas numa palestra show, com base na história de “O búfalo que só queria ficar abraçado”, livro de Thais Laham Morello. Já no sábado (8), o ciclo de palestras tratará do incentivo à leitura, educação inclusiva, o pensamento matemático a partir da literatura e contação de histórias.

A 1ª Mostra Bienal Literária de Limeira também terá oficinas temáticas, apresentações culturais, contação de histórias, expositores de livros de literatura infantojuvenil, entre outras atividades. A realização da Bienal conta com a parceria do Rock no Parque e toda a programação, de ambos os eventos, é gratuita e aberta para alunos, professores, gestores e técnicos da área de educação e toda a população e pode ser conferida no link https://www.limeira.sp.gov.br/bienal. A realização é da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Cultura, e tem apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além de editoras e entidades literárias, selecionadas por meio de chamamento público.