CONVIVÊNCIA
Idosos atendidos pelo Ceprosom assistem à sessão de cinema
13/11/2018 | 18h05
Idosos atendidos pelo Ceprosom assistem à sessão de cinema

Um grupo de aproximadamente 180 idosos que participam dos grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Ceprosom passaram uma tarde diferente nesta terça-feira (13) em Limeira. Com apoio do Centerplex, do Shopping Center Limeira, eles assistiram ao filme “O que de verdade importa”, que retrata a história de um engenheiro e uma descoberta especial – o dom da cura.

Na fila para retirar pipoca e refrigerante, Clarice Cavalcante Costa, de 70 anos, disse que não conhecia o cinema do Shopping e que estava animada com a oportunidade. “Essas atividades deveriam ter a cada dois meses”, afirmou. Outra espectadora, Maria Therezinha de Oliveira, de 63 anos, aguardava com ansiedade pelo início do filme. “A gente já trabalhou muito na vida e agora precisa de um pouco de diversão”, comentou.

A coordenadora do Cras Nossa Senhora das Dores, Cleusa Marrafon da Silva, destacou que a iniciativa foi voltada a oito grupos dos serviços de convivência, Renascer, Esperança e Vida, Alegria de Viver, Luzes da Esperança, Viver Melhor, Seja Feliz, Amizade e Felicidade, além dos idosos da Vila Dignidade. Ela relatou que a atividade também marcou o encerramento das atividades do segundo semestre. “Estamos encerrando um ciclo. Nosso objetivo é promover a integração e o lazer”, frisou.

Antes do início do filme, Cleusa fez uma explanação sobre a Lei Nº 6.007/2018, proposta pelo vereador Nilton Santos e sancionada pelo prefeito Mario Botion em abril, que prevê acesso gratuito para idosos (com 60 anos ou mais) nas salas de cinema do município, de segunda a sexta-feira. A lei, regulamentada pelo Decreto Nº 278/2018, estabelece que os cinemas devem garantir acesso de no mínimo 10% da quantidade total de lugares disponíveis por sala de exibição. Para tanto, é necessário que o idoso apresente documento de identidade.