ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Prefeitura lança Horta Educativa 2018; programa terá 24 escolas participantes
10/08/2018 | 17h21
Prefeitura lança Horta Educativa 2018; programa terá 24 escolas participantes

O prefeito Mario Botion e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Limeira, Roberta Botion, lançaram nesta sexta-feira (10) a edição 2018 da Horta Educativa – projeto que prevê o cultivo de verduras e legumes, visando a sensibilização de toda comunidade escolar sobre a importância da alimentação saudável. A iniciativa é realizada mediante parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e recebe a participação do Ceprosom, das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Agricultura, Saúde e Obras e Serviços Públicos.

A cerimônia de lançamento ocorreu na Ceief Professora Jamile Caram de Souza Dias. A escola recebeu o kit completo do projeto, que inclui ferramentas, sementes e apostilas para alunos e para os familiares, com informações sobre o ciclo de vida das plantas, adubo orgânico, tipos de ervas, habitantes da horta, montagem do prato saudável, etc. Durante o evento, a equipe de “Contação de Histórias” da Secretaria de Educação fez uma apresentação de fantoches sobre o tema.

Botion agradeceu o empenho de todos os participantes do projeto e falou da importância das escolas desenvolverem a ação. “Estamos muito satisfeitos com o envolvimento e com a presteza de todos os envolvidos. A ampliação do número de escolas participantes mostra a credibilidade desse programa”, frisou. Neste ano, o projeto terá 24 escolas participantes – 13 a mais que no ano passado – beneficiando aproximadamente 5.325 alunos.

O grande interesse das escolas pela Horta Educativa também foi observado por Roberta Botion, que aproveitou a oportunidade para parabenizar a contribuição das secretarias municipais, incluindo as pastas de Obras e Serviços Públicos – responsável pela construção dos canteiros – e de Meio Ambiente e Agricultura – que orienta todo o processo de plantio. “Vamos proporcionar novas experiências aos alunos e familiares”, salientou.

O secretário de Educação, André Luis de Francesco, agradeceu ao Prefeito pelo apoio aos projetos desenvolvidos pela pasta. Ele também falou sobre a importância da inclusão da alimentação saudável no conteúdo escolar. “Limeira já é conhecida como município Verde Azul, agora, temos mais esse projeto para somar”, disse referindo-se às iniciativas do município na área ambiental e de melhoria de qualidade de vida.

Ressaltando a importância do contato com a terra, a diretora da escola, Andréa Giovana Ferreira, também comentou sobre relação do projeto com as questões ambientais. “Esse é um tema que precisamos trabalhar com as crianças. Os conhecimentos relacionados ao plantio e à alimentação saudável despertam o sentimento de amor e consciência das práticas de sustentabilidade”, disse.

Empolgada com o projeto, a estudante Ingrid Raiane Pinheiro, de 6 anos, disse que já cultivou rabanete na escola. “Acho bem legal plantar legumes para comer.” Outro colega, Elias de Andrade, de 8 anos, também aprovou a ideia. “É bom ter horta na escola, a gente pode comer mais verdura e alface”, comentou. Com o lançamento da edição 2018, as escolas participantes poderão realizar o plantio e o desenvolvimento das atividades a partir de segunda-feira (13).

A cerimônia também recebeu a presença do secretário Dagoberto de Campos Guidi (Obras e Serviços Públicos), da presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, da diretora da Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, Renata Martins, do diretor do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Ricardo Augusto Mangue Schiavetto, de integrantes da Comissão Municipal da Horta Educativa, além de diretores e servidores da prefeitura.