Notícias
SAÚDE
Prefeito dá posse aos integrantes do Comitê de Aleitamento Materno
06/08/2018 | 17h30
Prefeito dá posse aos integrantes do Comitê de Aleitamento Materno

O prefeito Mario Botion e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Limeira, Roberta Botion, participaram nesta segunda-feira (6), da cerimônia de posse do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável. O evento ocorreu na sede da prefeitura (Edifício Prada) e contou com a presença do secretário de Saúde, Vitor Santos, da vereadora e autora da lei que criou o Comitê, Érika Tank, da médica da Santa Casa e uma das maiores especialistas do município em aleitamento materno, Soraia Drago Menconi, entre outros. Vinculado à Secretaria de Saúde, o Comitê tem como objetivo aumentar a taxa de aleitamento materno, e consequentemente, diminuir o índice de mortalidade e morbidade materno-infantil, bem como incentivar a ampliação da captação de leite materno. O Comitê também auxiliará na realização de estudos sobre o tema.

 

Botion falou sobre a importância da amamentação na primeira idade e de seus impactos no desenvolvimento da criança. O prefeito também comentou o papel do Comitê, no sentido de orientar o trabalho já desenvolvido pela Secretaria de Saúde e de levar informação às mães para que o aleitamento ocorra de maneira mais efetiva. “O aleitamento materno precisa ser entendido no contexto da prevenção da saúde. Temos que mudar a cultura em torno da amamentação, tanto nas creches que recebem as crianças quanto no ambiente de trabalho. O desafio é grande, mas precisamos dar o primeiro passo”, frisou.

 

Vitor Santos observou que pressões externas interferem no processo de amamentação. “Há a demanda do mercado de trabalho, a pressão da indústria alimentícia e até mesmo questões estéticas.” No entanto, ele reforçou que a preocupação com o aleitamento materno deve estar presente desde o pré-natal, e como médico otorrinolaringologista e estudioso das patologias associadas ao ouvido, disse que o período de aleitamento é fundamental para o futuro da criança. “Além de oferecer maior imunidade, o aleitamento fortalece o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê”, disse.

 

A luta pela implementação de políticas públicas de fortalecimento à amamentação e à saúde das mulheres foi destacada por Érika Tank. Ela relembrou que a Lei que criou o Comitê foi sancionada em 2016, e desde então, aguardava a sua regulamentação – que ocorreu em abril. “Só tenho a agradecer a todos vocês, em especial ao prefeito e a dra. Soraia, que tem norteado a importância da amamentação. Estou à disposição do Comitê, para auxiliar e traduzir em leis as colocações necessárias. Unidas somos muito mais fortes”, salientou.

 

Na ocasião, a vereadora informou que apresentou à Câmara mais um Projeto de Lei relacionado ao tema, a “Escola de Peito”, que prevê a permissão do aleitamento materno nas escolas de ensino infantil do município. O objetivo é incentivar ações de promoção, proteção e apoio à amamentação continuada na rede, “a fim de garantir o direito do lactente à especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social”. Segundo a vereadora, o projeto deve ser lido na sessão de hoje (6) da Câmara.

 

A importância do Comitê como local de trabalho para tratar de questões relacionadas à saúde pública foi observada pela dra. Soraia. “O aleitamento muda o curso de vida de uma criança, cria vínculos familiares, fortalece a saúde e diminui internações e infecções hospitalares”, afirmou. A médica também ponderou sobre o ingresso das mulheres no meio profissional. “É possível propor mudanças sem que a mulher perca o acesso ao mercado de trabalho, e ao mesmo tempo, melhorando a saúde das crianças”, frisou.

 

Conheça os integrantes do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável:

 

- Pelo Executivo Municipal: Mariana Aparecida Rodrigues Valente;

- Pelo Legislativo Municipal: Érika Christina Tank Moya;

- Pelo Banco de Leite: Adriana Bayeux da Silva;

- Pela Secretaria de Comunicação Social: Cibele de Souza Gianechini;

- Pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB): Márcia Cristina Granzoto Torricelli;

- Pelo Setor de Nutrição da Secretaria de Saúde: Lilia Maria Alves Gomes;

- Pelo Serviço Social do Ceprosom: Vanderléia Aparecida Serrano Diogo;

- Especialistas da Área de Aleitamento Materno, Saúde da Gestante e do Recém-Nascido: dra. Maria de Fátima Nery Perboni (Medical); dra. Marlene Ondani (Medical); Patrícia Schiavon (Medical); Adriana Cristina de Lara (Humanitária); Kalina Isabel da Silva (Humanitária); dra. Fatima Henrique Lotufo (Santa Casa); dra. Soraia Drago Menconi (Santa Casa); dra. Angela Cristina Lima Fujita (Unimed).

Notícias recomendadas para você