SOLIDARIEDADE
Campanha do agasalho arrecada 107 mil peças
19/07/2018 | 17h50
Campanha do agasalho arrecada 107 mil peças

O prefeito Mario Botion e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Limeira, Roberta Botion, participaram nesta quinta-feira (19), da cerimônia de encerramento da Campanha do Agasalho, que teve como tema “O agasalho que você doa, aquece quem precisa”. O evento ocorreu no Teatro Nair Bello e reuniu o vice-prefeito, Júlio Pereira dos Santos, o dr. Júlio, a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, além de representantes de diversas instituições. Neste ano, a campanha teve formato inédito e contou com mais de 275 parceiros.

Botion agradeceu a todos os envolvidos e falou sobre a importância da iniciativa, que arrecadou 107 mil peças, entre roupas e cobertores. Todo esse volume passou por processo de triagem e, desde abril, – quando a campanha começou - vem sendo doado a famílias em situação de vulnerabilidade social. As peças estão disponíveis nos Centros Comunitários do município.

O prefeito destacou o aumento qualitativo da campanha, com saldo de aproveitamento das doações de aproximadamente 105 mil peças. No ano passado, ele observou que a arrecadação foi maior, de 110 mil peças, porém o saldo útil foi de 80 mil peças. “A campanha deste ano também apresentou aumento de 40% do volume de cobertores arrecadados”, frisou. No período, foram doados 1.149 cobertores.

Além da maior eficiência, Botion comentou que mudanças nos procedimentos de execução da campanha proporcionaram a redução de custos da ordem de 50%. Dentre os motivos citados, está a divulgação maciça da campanha, que contou com a colaboração de agentes de saúde e de agentes de controle de zoonoses, com a entrega de panfletos aos munícipes. A participação dos escoteiros e dos atiradores do Tiro de Guerra também foi lembrada pelo prefeito. Houve, ainda, o Dia D – realizado em 19 de maio – data em que comerciantes da cidade envolveram os clientes em uma corrente de solidariedade, oferecendo descontos àqueles que doavam agasalhos ou cobertores.

O envolvimento de instituições parceiras foi outro aspecto abordado pelo prefeito, que elogiou a atitude responsável de todos os colaboradores, com destaque para a Ajinomoto. A empresa desenvolveu projeto para reaproveitamento de uniformes dos funcionários que resultou na confecção de 250 cobertores novos. “Foi uma atitude louvável, um exemplo de sustentabilidade a ser replicado no próximo ano”, frisou.

Emocionada, Roberta Botion disse que estava muito feliz com o envolvimento da população limeirense, que “abraçou a campanha”. Ela relatou a experiência positiva de participar da iniciativa. “Fui pessoalmente visitar as empresas para conseguir doações e suprir um pouco a necessidade das pessoas. Ajudamos diretamente cinco escolas, distribuindo kits com roupas de frio novas às crianças, além de cobertores e roupas para adultos. Agradeço a Deus a oportunidade de ser solidária.”

Representando as empresas parceiras, a supervisora de Recursos Humanos da Ajinomoto, Melissa Biazotto Spagnol, abordou o aspecto de sustentabilidade e solidariedade da campanha. “Temos de entender nosso papel perante a sociedade. Esperamos contribuir sempre com essa campanha, que já está inserida na rotina das empresas”, disse.

Durante a cerimônia, certificados foram entregues a todos os voluntários e empresas participantes. Além disso, houve a emissão de certificado especial à Emeief Professora Maria Madalena Vasconcellos da Silva, responsável pela maior quantidade de peças arrecadadas, totalizando 4.167 itens. Os alunos das três classes com maior volume de doações da escola serão presenteados com uma sessão de cinema no Shopping Nações Limeira.

Também compareceram à cerimônia, os secretários Edison Moreno Gil (Chefe de Gabinete) e Antonio Peres (Comunicação Social), a chefe de Divisão de Zoonoses, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, o instrutor chefe do Tiro de Guerra de Limeira, subtenente Francisco Aníbal Franklin de Lima, o chefe do 51º Grupo de Escoteiros Tatuibi, Elson José Sarmento, conselheiras do Fundo Social de Solidariedade, entre outros.