2017/2018
Audiência pública apresenta resultados e metas do governo
14/02/2019 | 17h36
Audiência pública apresenta resultados e metas do governo

O prefeito Mario Botion e o secretário de Gestão Estratégica, André Basso, apresentaram na noite de quarta-feira (13) audiência pública de realizações dos dois primeiros anos da atual administração (2017-2018) e também o resultado do plano de metas referente ao exercício de 2018. O evento, que teve início às 19h30, lotou as dependências do Teatro Vitória e durou aproximadamente duas horas. Estiveram presentes todo o secretariado, presidentes de autarquias, e funcionários de outros escalões da administração, além de vereadores, outras autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade civil.

Criado em 2012, a partir de uma legislação proposta pelo então vereador Mario Botion, o programa de metas é uma diretriz importante para direcionar a administração municipal. Em 2018, segundo os resultados divulgados, eram previstas 90 metas dividas em cinco eixos administrativos. Desse total, 75 foram cumpridas, o que corresponde a 83%. “O resultado é bastante positivo, principalmente quando se leva em conta os desafios propostos em um cenário de instabilidades política e econômica que vivemos durante o ano passado”, assinalam Botion e Basso.

Durante exposição sobre as realizações do governo, o prefeito analisou todos os setores da administração pública.

No setor de Obras e Serviços Públicos, por exemplo, Botion apontou a importâncias de serviços de manutenção executados pelo seu governo, como no caso das intervenções realizadas na rodovia Limeira/Cordeirópolis e na Via Luiz Varga, próximo ao Condomínio Olindo de Luca.

Na área de Saúde, foram mencionadas as obras de reformas de unidades básicas de saúde, a renovação da frota de veículos da Secretaria e também os valores significativos investidos em medicamentos.

No setor educacional, o prefeito apontou o êxito com a mais recente avaliação do Ideb. “Tivemos um resultado bastante considerável”, disse, mencionando a nota que saltou para 6,9, acima da média nacional e uma das melhores da região.

Já na área de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, foi destacada a geração de emprego recorde em 2018, mesmo no cenário de crise. Na área de Cultura, o destaque foi para o processo de descentralização das atividades culturais verificado ao longo dos dois primeiros anos de administração e que faz parte do plano de governo.

Em relação à área de Esportes e Lazer, foram destacadas as reformas e construções em praças esportivas, além do processo de parcerias com a comunidade que resulturam na revitalização de 26 centros espotivos, como campos de futebol e quadras.

Botion destacou o Plano de Mobilidade na área de Mobilidade Urbana, procedimento inédito no município que vem sendo executado pela atual gestão e que dará suporte para a licitação do transporte coletivo. Redução de estatísticas de mortes e acidentes de trânsito também foram apontados como aspectos positivos da atual gestão, assim como o processo de semaforização que vem sendo realizado pela Prefeitura.

A apresentação foi encerrada com detalhes de processos de financiamento que estão sendo buscados pela Prefeitura. Um deles, junto à Caixa Econômica Federal, resultará na construção do viaduto da Barroca Funda. Um outro, por meio do Fonplata prevê a execução de um pacote de 20 obras na cidade. “São obras fundamentais para o cidadão de Limeira e para o desenvolvimento do município”, disse Botion. O prefeito explicou motivos que estão fazendo com que a administração recorra aos financiamentos. “Atualmente, o município não tem capacidade financeira de investimentos, mas temos as contas em ordem que nos possibilitam assumir essas linhas de crédito sem riscos”, finalizou.

As realizações na íntegra da Prefeitura no biênio 2017/2018 podem ser vistas no link limeira.sp.gov.br/imprensa