INOVAÇÃO
Prefeito acompanha Hackathon; evento destaca soluções para indústria 4.0
22/08/2017 | 16h22
Prefeito acompanha Hackathon; evento destaca soluções para indústria 4.0

Limeira é a 1ª cidade do interior do estado de São Paulo a receber o Hackathon, uma maratona de palestras e desenvolvimento de soluções na plataforma digital. O prefeito Mario Botion esteve no evento, realizado no sábado (19) e domingo (20), na Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (FCA/Unicamp). O chefe do Executivo acompanhou a apresentação e a avaliação das ideias propostas por programadores, designers e profissionais da área tecnológica. “O Hackathon é um evento consolidado e ficamos muito satisfeitos em receber esta edição em nossa cidade. O nosso desafio agora é realizar um Hackathon especificamente para encontrar soluções para as grandes necessidades do serviço público”, destacou Botion.

Em um curto período de 48 horas, oito grupos, formados cada um por cinco integrantes, apresentaram soluções tecnológicas seguindo como temas: cidades inteligentes, indústria 4.0 e desafios da indústria local. “O Hackathon leva o nome de Limeira para todo o país. Estas discussões também reforçam que o município sai na frente rumo a indústria 4.0”, enfatizou o 1º vice-diretor do Ciesp/Limeira, Jairo Ribeiro Filho.

Todas as ideias foram avaliadas a partir dos critérios: inovação e criatividade, maturidade do projeto/protótipo, monetização/escalabilidade na demanda, adequação da solução ao desafio proposto e viabilidade de execução real da solução tecnológica desenvolvida. “Limeira está de parabéns pela realização deste evento. As soluções apresentadas pelos grupos são inovadoras e foram criadas a partir das necessidades de empresários que colocaram os desafios para serem solucionados”, disse o vice-presidente do Ciesp/Fiesp, Rafael Cervone. “Os grupos são criativos e inovadores, este evento é muito bem-vindo”, afirmou o empresário Celso Varga.

A premiação foi feita por categorias. As equipes vencedoras foram: Hellmet Melon (Indústria Local), Expolive 2.0 (Indústria 4.0) e Facehope (Cidades Inteligentes). “Valeu a pena participar pelo aprendizado, pelo network e pela troca de experiências”, comentou Leandro Vieira, da equipe Facehope. “Limeira tem potencial para realizar outros eventos como este, com foco na inovação e na apresentação de novas ideias e soluções na plataforma digital”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp/Limeira, Fábio Jürgensen Bonetti, outros eventos já estão programados. “Nós teremos um Hackaday em outubro, na Faculdade de Tecnologia da Unicamp (FT/Unicamp), que será uma preparação para o próximo Hackathon, entre outras iniciativas com este foco”, disse.