SANEAMENTO
Consórcio PCJ parabeniza Limeira por prêmio em ranking nacional
05/07/2018 | 18h01
Consórcio PCJ parabeniza Limeira por prêmio em ranking nacional

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) parabenizou o prefeito Mario Botion pelo destaque de Limeira entre as cidades premiadas pelas condições do saneamento em relação à universalização nos municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. A colocação faz parte do Ranking Abes, que é o mais novo instrumento de avaliação do setor no País, levando em conta indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, bem como coleta e destinação de resíduos sólidos.

Em ofício encaminhado pelo Consórcio PCJ, o secretário executivo do órgão, Francisco Carlos Castro Lahóz, cita que a posição de Limeira no ranking “demonstra que estamos no caminho certo e que nossa parceria está atingindo o resultado esperado”. A nota destaca ainda que o Ranking Abes sinaliza quanto os municípios estão próximos de atingirem a universalização do saneamento.

Em fevereiro deste ano, Limeira foi uma das 14 cidades premiadas pelas condições do saneamento. O ranking mostra o indicador final de pontuação máxima de 500% e apresenta um estudo sobre o comportamento de 231 municípios, com dados colhidos junto ao SNIS2 (Sistema Nacional de Informações de Saneamento) e o DATASUS 3 do Ministério da Saúde, divididos em três categorias: Primeiros passos para a universalização (municípios com pontuação abaixo de 450); Compromisso com a universalização (pontuação de 450 a 489); e Rumo à universalização (municípios que apresentaram pontuação acima de 489).