CONSCIENTIZAÇÃO
Prefeitura intensifica ações na área rural para o descarte correto de resíduos
03/07/2018 | 17h34
Prefeitura intensifica ações na área rural para o descarte correto de resíduos

Dando continuidade à gestão responsável de resíduos, a Prefeitura de Limeira desenvolve projetos na área rural com objetivo de propor melhorias e conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo domiciliar e de outros tipos de materiais. “Várias ações estão sendo implantadas para organizar a questão do lixo na área rural, e a conscientização faz parte deste processo”, destacou o prefeito Mario Botion.

Um dos trabalhos realizados pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura é a orientação aos moradores da área rural sobre como os resíduos verdes podem ser reaproveitados. “As folhas secas e os galhos podem ser empilhados em um pequeno espaço. Esse material se decompõe naturalmente, se transformando em um composto orgânico que pode ser usado em vasos, hortas, jardins e ao redor de árvores em geral, podendo ser aproveitado na própria propriedade rural. Outra vantagem é que o empilhamento dos resíduos verdes não atrai roedores, ou outros animais”, explicou o secretário da pasta, Paulo Trigo.

Outra medida, é o incentivo para a manutenção de aves (galinhas) nas propriedades rurais. “Estas aves podem consumir resíduo orgânico que iria para o lixo domiciliar, minimizando dessa maneira a geração de lixo”, comentou o secretário.

Já no caso dos materiais recicláveis, resíduos de construção civil e materiais inservíveis de grande volume, a Prefeitura dispõe de locais e programas adequados para o correto descarte, dentre eles o Só Cacareco, a Coleta Seletiva, e 11 Ecopontos.

CAÇAMBAS
Além destas ações, a área rural de Limeira está recebendo 40 novas caçambas de coleta de lixo domiciliar. As cinco primeiras foram instaladas, no final do mês passado, na via Martim Lutero (LIM-340), no ponto de descarte do Bairro dos Pires. Outros locais que receberão os novos recipientes, neste primeiro momento, são: LIM 346 (Zé do Pote), LIM 137 (Tropical), LIM 326 (Estrada das Freiras), LIM 330 (Carandina), LIM 442 (Santa Vitória). Todos os locais também serão regularizados, com a execução de limpeza, acerto do terreno e a construção de bases adequadas para acomodar esses novos contêineres. O investimento total é de cerca de R$ 300 mil. “Também estamos avaliando a localização dos pontos de descarte do lixo domiciliar na área rural e a necessidade de mudanças”, reforçou o prefeito.