EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Campanha divulga ações do Conselho de Defesa do Meio Ambiente
07/12/2022 | 10h28
Campanha divulga ações do Conselho de Defesa do Meio Ambiente

O grupo da terceira idade do Centro Comunitário do Jd. Vista Alegre foi o primeiro a participar da campanha “Você sabe como o Comdema atua em nossa cidade?”. Trata-se do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. A iniciativa visa informar a população sobre o trabalho desenvolvido pelo conselho, bem como a sua importância para o município.

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura levou aos 32 idosos presentes capacitação e conscientização ambiental. A secretária Simone Zambuzi afirma que cada um deve atuar como multiplicador dentro da sua família e comunidade. “É muito importante que todos conheçam esse importante instrumento de participação social nas políticas ambientais”, diz. Além das capacitações, também serão elaborados materiais físicos e digitais para divulgação ao longo de 2023.

COMDEMA

O Comdema foi instituído em 1984, como um conselho deliberativo, consultivo e de assessoramento da Prefeitura de Limeira, em questões referentes ao equilíbrio ecológico e ao combate à poluição ambiental. É composto de forma paritária por 20 conselheiros, sendo 10 representantes do poder público e 10 representantes da sociedade civil. As reuniões ocorrem a cada dois meses.

Entre as funções do conselho, está o auxílio à administração pública municipal com aprovações, sugestões e deliberações nas questões relacionadas com a restauração e preservação ambiental. Também delibera em segunda instância sobre os recursos administrativos decorrentes de autuações ambientais pelo Código Municipal do Meio Ambiente, além de fiscalizar e deliberar o uso dos recursos financeiros oriundos do Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

Outra importante função do Comdema é promover e colaborar na execução de programas de educação ambiental, de acordo com a Política Municipal de Educação Ambiental do Município de Limeira.