AÇÃO SOCIAL
Projeto entrega óculos novos a alunos da rede municipal
29/06/2018 | 13h32
Projeto entrega óculos novos a alunos da rede municipal

O prefeito Mario Botion, acompanhado do vice-prefeito, Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Júlio, participou nesta sexta-feira (29) da entrega de óculos a alunos da Emeief Aracy Nogueira Guimarães, no Jd. Lagoa Nova, em Limeira. A iniciativa é do Rotary Club de Limeira Sul, em parceria com as Óticas Carol e a Clínica Lenci, com apoio da Secretaria de Educação. A entrega dos óculos ocorreu em duas etapas, na primeira, 18 alunos foram contemplados, e hoje, mais 29, totalizando 47 unidades.

Na ocasião, Botion assistiu a uma apresentação dos alunos do 5º ano, que cantaram a música “Óculos”, dos Paralamas do Sucesso. Na sequência, o prefeito destacou a importância do trabalho social desenvolvido pelo Rotary Sul. “É uma ação voluntária que proporcionará maior qualidade de vida e melhor rendimento escolar às crianças com dificuldade de visão”, frisou. O prefeito também fez recomendações aos alunos que receberam as armações novas. “Esses óculos agora fazem parte do corpo de vocês. É preciso ter cuidado”, disse.

Dr. Júlio, por sua vez, parabenizou a direção e os funcionários da escola pela organização e pelo zelo com o bem-estar dos alunos. Ele, ainda, comentou a relevância da ação. “Em nome da população, agradeço ao Rotary e aos parceiros envolvidos no projeto, por recuperar a capacidade de visão dessas crianças”, frisou.

Sobre o projeto, o presidente do Rotary Sul, Fábio Donato D’Andréa, esclareceu que as ações começaram há um ano. Numa primeira fase, todos os alunos da escola (cerca de 480) fizeram teste de acuidade visual. Aqueles que apresentaram alguma dificuldade foram encaminhados ao optometrista, e dependendo do caso, ao oftalmologista. “Todos esses procedimentos foram gratuitos, tanto a consulta quanto a armação e as lentes. Conseguimos erradicar a necessidade de óculos nessa escola e atingimos uma das metas do Rotary, que é servir ao próximo”, salientou.

A entrega dos óculos foi realizada pelo proprietário das Óticas Carol, Rafael Alcântara, e pala Clínica Lenci, representada pela coordenadora, Caroline Aguilera Soares. Uma das crianças contempladas foi Heloísa, de 7 anos, que escolheu uma armação rosa. A mãe, Ana Paula Ferraz, disse que a menina usa óculos desde os 4 anos, mas com o passar do tempo, as lentes tornaram-se inadequadas. “Minha filha começou a sentir dores de cabeça. Cheguei a levá-la ao oftalmologista, mas não tinha como pagar pelos óculos novos. Esse projeto é muito bom, vai ajudar muitas famílias”, disse.

A diretora da Emeief, Maria Eliete Luchessi Lacerda informou que a unidade atende alunos do 1º ao 5º anos, em tempo integral. As aulas começam às 7h30 e seguem até 16h30. Nesse período, os alunos recebem desjejum, café da manhã, almoço e lanche da tarde. Além das aulas regulares, há oficinas culturais e esportivas.