DESABASTECIMENTO
Saúde e Segurança são prioridades, afirma prefeito
28/05/2018 | 19h59
Saúde e Segurança são prioridades, afirma prefeito

O prefeito de Limeira, Mario Botion, afirmou no final desta tarde (28), durante entrevista coletiva, que as áreas de Saúde e de Segurança Pública são prioritárias neste cenário de grave crise nacional provocada pelo desabastecimento de combustível. “Estamos adotando todos os esforços no sentido de garantir serviços essenciais nesses dois setores. Isso pensando inclusive em medidas que vão além da esfera da administração pública”, declarou.

Na coletiva, em que a maioria do secretariado esteve presente, o prefeito mencionou de forma detalhada tudo o que vem sendo feito pelo seu governo diante da crise. Além disso, ele anunciou medidas para os próximos dias e também citou como ficarão vários serviços.

O transporte coletivo continuará funcionando amanhã (29) e quarta-feira (30) com 50% da frota nas ruas. Porém, a Prefeitura aguarda um carregamento de combustível que permitirá, segundo o prefeito, o atendimento de usuários com esse mesmo percentual de frota até a próxima terça-feira (5). Ressalvou apenas que o transporte não deverá funcionar no feriado de corpus christi de quinta-feira e no domingo.

A frota municipal se mantém retida. Somente em casos excepcionais, existe liberação de veículos. A medida é controlada pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

No tocante as áreas de Saúde e de Segurança Pública, a Prefeitura garantirá para os próximos dias o atendimento do Samu, da Central de Ambulância, da Guarda Civil Municipal (GCM), do Corpo de Bombeiros e da frota da Polícia Militar.

Ainda em relação a área de Saúde, o prefeito reforçou conteúdo discutido no início da tarde desta segunda-feira (28) com dirigentes dos hospitais de Limeira. “Os hospitais se entenderam com relação a eventuais medidas conjuntas e na parte de insumos estão conseguindo manter equilíbrio”, disse. “Além disso, estamos verificando a alternativa de fornecer combustível para os “veículos oficiais” dos hospitais. Para tanto, o prefeito está se empenhando pessoalmente em conseguir fornecimento de combustível. Botion ainda relatou que o município pediu escolta para o fornecimento de gás para a Santa Casa.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município mantêm o atendimento normalizado. Todos os postos estão realizando serviços de atenção básica. A distribuição de medicamentos também segue normal. “Esse é outro esforço que estamos tendo para garantia de atendimento a população”, diz o prefeito.

O serviço de coleta de lixo seguirá normal pelo menos até a próxima sexta-feira, conforme garantias da empresa contratada pela Prefeitura, a Tecipar. Os serviços de zeladoria, realizados pela Forty, têm estrutura para continuar atuando ao menos nas próximas duas semanas, segundo informou o prefeito.

Nesta segunda-feira, Botion decretou ponto facultativo amanhã e quarta-feira para o setor educacional. Segundo o prefeito, cada direção de escola decidirá se haverá ou não aulas nesses dois dias. Para tanto, os pais devem buscar as informações junto a cada uma das escolas.

Na sexta-feira, Botion assinou decreto determinando estado de emergência no município devido à crise. A medida permite, entre outras medidas, que o município tenha prioridade na compra de combustível junto a postos que recebem o produto.