MÚSICA
Ainda mais descentralizado, Festival Nacional de MPB Canta Limeira abre inscrições
16/05/2018 | 16h49

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, abre inscrições para o 17º Canta Limeira – Festival Nacional de MPB. O evento será realizado nos dias 20 a 22 de julho, nos bairros Boa Vista e Campo Belo, e no Teatro Vitória. Serão selecionadas até 24 músicas de Limeira e 10 de todo o Brasil. Fortalecendo ainda mais a descentralização da cultura, tópico do Plano de Governo do prefeito Mario Botion, a ação será levada a dois bairros diferentes; em 2017, pela primeira vez, o projeto teve uma das suas edições acontecendo no Parque Nossa Senhora das Dores. O apoio é do Centro do Professorado Paulista (CPP) e a premiação ultrapassa os R$ 15 mil.

O objetivo do festival é abrir espaço aos compositores e intérpretes da música popular brasileira, de todos os gêneros, com tema livre. As inscrições acontecem até o dia 15 de junho e devem ser entregues no Palacete Levy, localizado no Largo da Boa Morte, 11, Centro, ou via e-mail festivalcantalimeira@gmail.com.

Para a inscrição, é necessária a apresentação da ficha devidamente preenchida e assinada; gravação das músicas em CD, com identificação obrigatória dos autores e intérpretes; cinco cópias digitadas de cada letra, com identificação obrigatória dos autores e intérpretes; declaração para o Ecad de Música Autoral e autorização do uso de imagem preenchida por cada integrante. Para inscrições eletrônicas, os documentos devem ser assinados e escaneados e enviados em um único e-mail com assunto “Inscrição Canta Limeira”. As músicas devem estar em formato MP3. A comissão reforça que a Secretaria de Cultura não se responsabiliza por inscrições que não chegarem à caixa de entrada. O edital estará disponível nos próximos dias no site da Prefeitura, www.limeira.sp.gov.br.

Cada artista poderá inscrever até três músicas, sendo que somente uma por compositor poderá ser classificada. Será entendida como “Música de Limeira” somente a composição de autoria de nascidos ou residentes em Limeira. As músicas devem ser inéditas e originais.

O Festival será dividido em quatro etapas, sendo: 1ª Etapa – A Comissão Organizadora indica até 34 músicas inscritas que serão divulgadas até o dia 26 de junho; 2ª Etapa – Apresentação de 12 músicas de Limeira, no dia 20 de julho, na Praça Rosa Granzotto Rosada, s/nº, Bairro Boa Vista, às 20h. Serão selecionadas quatro músicas para a grande final; 3ª Etapa - Apresentação de 12 músicas de Limeira, no dia 21 de julho, na Rua Lorival Berg, nº 119, no Jardim Campo Belo (em frente a Igreja Nossa Senhora do Rosário), às 20h. Serão selecionadas quatro músicas para a grande final; 4ª Etapa – No dia 22 de julho, acontece apresentação das 10 músicas selecionadas de todo o Brasil e das oito limeirenses classificadas, em apresentação ao vivo no Teatro Vitória, a partir das 19h.

PREMIAÇÃO

Após a apresentação da grande final, o júri do Canta Limeira classificará as músicas destaques para premiação:

-1º Lugar Nacional R$ 3.500

-2º Lugar Nacional R$ 2.500

-3º Lugar Nacional R$ 2.000

-Consagração Popular (Melhor Torcida) R$ 1.000

-Música de Limeira 1º Lugar R$ 2.500

-Música de Limeira 2º Lugar R$ 2.000

-Música de Limeira 3º Lugar R$ 1.500

-Melhor Intérprete R$ 800

-Melhor Letra R$ 800

-Melhor Arranjo R$ 800

Haverá ainda ajuda de custo para músicos de outros municípios, sendo cidades até 100 km de Limeira, R$ 200; até 200 km, R$ 300; e mais de 200 km, R$ 400. Para os músicos limeirenses, a ajuda de custo será de R$ 200.

Saiba mais sobre o 17º Canta Limeira no site festivaisdobrasil.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3441-7905.