Dia D terá 20 pontos de vacinação
10/05/2018 | 17h48
Dia D terá 20 pontos de vacinação

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, promove nesse sábado (12), o Dia D de vacinação contra gripe, quando 16 pontos fixos de atendimento ficarão abertos das 8h às 17h, além de outros quatro pontos volantes (Pinhal, Tatu, Lopes e Jaguari). A medida visa facilitar o acesso da população à saúde, conforme plano de governo do prefeito Mario Botion.

Segundo balanço divulgado hoje (10) pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, foram vacinadas até o momento 25.575 pessoas, sendo 16.584 idosos, 3.231 pessoas com doenças crônicas, 2.486 crianças, 2.133 trabalhadores da saúde, 669 gestantes, 351 professores e 121 puérperas.

A vacina contra gripe destina-se a idosos de 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes em qualquer fase da gestação; puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), trabalhadores da saúde; pessoas com doenças crônicas; indígenas; pessoas privadas de liberdade; e jovens de 12 até 21 anos que cumprem medidas socioeducativas. Na quarta (9), os professores das redes pública e privada também foram inseridos nos grupos prioritários.

FEBRE AMARELA

No sábado (12) também começa o trabalho para intensificar a vacinação contra febre amarela, atendendo orientação do Ministério da Saúde. O procedimento é indicado para crianças a partir dos 9 meses e não há limite de idade. No entanto, pessoas acima de 60 anos precisam apresentar uma carta de indicação médica. Há restrições para gestantes e pacientes imunodeprimidos.

A Vigilância Epidemiológica já vinha vacinando a população contra a doença, mas até então, o procedimento era restrito às pessoas que viajavam às áreas de risco. De janeiro até o momento, foram vacinadas no município 11.813 pessoas contra febre amarela.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Amélia Maria P. da Silva, não há impedimento para receber no mesmo dia as duas vacinas (gripe e febre amarela). Em ambos os casos, é necessário apresentar o Cartão de Vacinação.

Confira os locais de vacinação neste sábado:

1) Pontos Fixos, que funcionarão das 8h às 17h

Unidades de Saúde