LAZER E CULTURA
Sesc será integrado à comunidade, apontam arquitetos
14/11/2017 | 17h57
Sesc será integrado à comunidade, apontam arquitetos

Representantes do consórcio constituído pelos escritórios de arquitetura Art 3, Grupo SP e JGP Arq e a assessora técnica e de planejamento do Sesc, Márcia Aparecida Bonetti Agostinho Sumares, realizaram no final da tarde de segunda-feira (13) a apresentação ao prefeito Mario Botion do projeto arquitetônico do futuro prédio do Sesc de Limeira. O presidente e o diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Limeira (Sicomercio), respectivamente, Eduardo Hervatin e Rogério Delmondi, além do gerente do Sesc Piracicaba, Fábio José Rodrigues Lopes, também estiveram presentes ao encontro, ocorrido no gabinete do prefeito.
O Sesc será construído em uma área doada pela Prefeitura de Limeira, na frente do Condomínio Olindo de Lucca, no Jardim Olga Veroni, e às margens da Via Luiz Varga (trecho do Anel Viário). A unidade terá 23 mil metros quadrados de construção, isso incluindo uma área de paisagismo. Descontando esse espaço, o total de construção será de 17.500 metros quadrados, conforme explica Márcia Sumares, do Sesc. O projeto, relataram os representantes dos escritórios, terá um contexto de integração ao condomínio vizinho e a todo entorno. “Mais do que isso, é um presente para a cidade”, emenda Botion.
Para dar nova vida ao condomínio e ao entorno de bairros, o projeto arquitetônico e a futura obra contemplarão uma área de convivência onde as pessoas poderão estar ainda mais integradas. Daí o propósito do projeto estar conjugado ao Olindo de Lucca, um empreendimento da CDHU, e a toda cidade. “Os atrativos oferecidos à cidade vão muito além do atendimento aos funcionários do comércio”. Com essas características, a sede do Sesc trará uma transformação em toda a região, do aspecto visual ao social.
O Sesc terá um espaço esportivo, constituído pelo complexo aquático e também por um ginásio poliesportivo, oficinas culturais, gabinetes odontológicos, comedoria (denominação dada pelo Sesc à área de alimentação), espaço para exposições e ainda um teatro com capacidade para 300 lugares. O teatro poderá contemplar shows musicais, espetáculos de dança e peças teatrais, além de receber adaptação para salas de cinema.

PRAZOS
De acordo com a assessora técnica e de planejamento do Sesc, após a conclusão do trabalho do consórcio de arquitetura, o projeto receberá adequações como forma de atender os serviços gerais da unidade. “Em seguida, outros 30 projetos que contemplam a obra também serão elaborados, como de estrutura, fundação e hidráulico”, relata.
Todas essas etapas se darão na fase que antecede a licitação. As obras estão previstas para terem início em 2019 e serão entregues em 2022. O cronograma, segundo Márcia Sumares, foi modificado devido a atrasos no processo de contratação efetiva dos escritórios de arquitetura e da constituição do consórcio.