ASSEMBLEIA
Prefeito se reúne com integrantes do Movimento dos Sem Casa
28/10/2017 | 18h29
Prefeito se reúne com integrantes do Movimento dos Sem Casa

O prefeito Mario Botion participou na manhã deste sábado (28) da assembleia do Movimento dos Sem Casa, realizada na Rua Chico Mendes, bairro Ernesto Kuhl, ao lado do Centro Comunitário. A convite dos líderes do movimento, Roberto Dias e José Cláudio, o chefe do Executivo foi ao local para falar sobre o planejamento da prefeitura para a área habitacional e de que forma o governo planeja atender aos munícipes que buscam a moradia própria. Botion fez questão de agradecer e valorizar a presença das famílias que sonham com a casa própria e que isso é uma das coisas mais legítimas na vida de cada pessoa. “Quando falamos de moradia, nós entendemos estar falando de famílias, quando falamos de lotes, estamos falando das expectativas dessas famílias, essa é a nossa visão;  viabilizar lotes urbanizados para atender o maior número de famílias e,  isso, está previsto em nosso plano de governo”, afirmou.

O evento reuniu cerca de 500 pessoas que ouviram atentamente as palavras do prefeito, que relatou de forma categórica o planejamento da atual  administração para o setor. “No nosso plano de governo,  planejamos que disponibilizaríamos lotes urbanizados e, este,  é o exercício que o prefeito pode e tem condições de fazer dentro de suas limitações,” comentou.

Botion também explicou que hoje no país a moradia chega até a população pelos programas do governo federal e estadual. “O município não tem recursos para fazer isso; seria fácil prometer e ir embora, mas não é isso o que faremos”, enfatizou o prefeito.

Mario Botion deixou bem claro que o motivo que o levou ao encontro  foi a possibilidade de conversar com todos do movimento e falar dos planos de seu governo de forma verdadeira, sem enganação e sem falsas promessas. “Temos o que o governo gostaria de fazer e o que é possível de se fazer dentro da atual realidade. Temos limitação orçamentária e financeira, de regramento, mas não temos limitação de boa vontade para encontrar soluções junto com a comunidade, alternativas compartilhadas e, isso,  é o que faremos e,  por essa razão,  estamos aqui  para  ouvir as demandas e encaminhar as alternativas mais adequadas para atender os anseios da população ”, afirmou.

Proposta

O prefeito Mario Botion finalizou sua  participação  na assembléia informando que a prefeitura já está trabalhando para, no período de 6 meses, apresentar, por meio da Secretaria de Habitação, alternativas de lotes urbanizados que possam acolher uma boa parte das pessoas que realmente necessitam. Os técnicos do setor trabalham desde o início da atual administração, identificando áreas disponíveis no município para transformá-las em ofertas viáveis para o setor habitacional. “Existem áreas que tem valores agregados muito importantes, mas que não irão gerar muitas unidades. No entanto, com elas, poderemos  transformar em outras  maiores e assim conseguir ampliar as ofertas às famílias que necessitam”,  destacou o prefeito.

Cronograma

Durante o mês de novembro a Secretaria de Habitação acolherá os cadastros feitos pelo movimento, para,  em seguida,  fazer os atendimentos individuais dos inscritos, em local, data e horário pré-agendados e informados aos interessados. Este cadastro, também irá atualizar os dados dos que já possuem inscrição na Secretaria de Habitação.