Prefeito participará de debate sobre Trem Intercidades
10/08/2017 | 12h10
Prefeito participará de debate sobre Trem Intercidades

Sabendo do impacto positivo e viável da inclusão de Limeira na rota do TIC (Trem Intercidades), voltado ao transporte de passageiros, o prefeito Mario Botion estará na próxima sexta-feira (11) participando de um seminário sobre o tema no Plenário da Câmara Municipal. O evento, organizado pela Frente Parlamentar do município, ocorre a partir das 19h, e deve reunir as principais autoridades da região com objetivo de debater e de apresentar à população a importância da inserção de Limeira no trajeto inicial previsto do TIC.

Até o momento, o projeto mostra que o trecho terá 135 quilômetros entre Americana e São Paulo e tem custo estimado de R$ 5 bilhões. Segundo a proposta, o Intercidades, na região de Campinas, vai ligar Americana a São Paulo. Ele sairá de Americana, passará por Santa Bárbara, Sumaré, Hortolândia, Campinas, Valinhos, Vinhedo, Louveira, Jundiaí e chegará à capital paulista.

Botion defende que a construção de um terminal modal no município poderá trazer benefícios à população e fomentar o desenvolvimento regional. De acordo com ele, existe até um estudo elaborado pela Unicamp que, entre as 26 cidades avaliadas, Limeira aparece como a alternativa mais adequada para a instalação de um terminal intermodal de cargas, segundo os critérios estabelecidos e os cenários avaliados.

"Devido à localização estratégica de Limeira, a implantação de um terminal modal beneficiaria todas as cidades da região, que contaria com um meio de transporte importante para chegar até a capital paulista", destaca.

Além do prefeito, também devem participar do encontro os deputados federais Miguel Lombardi, Vanderlei Macris, os deputados estaduais Cauê Macris, João Caramez e Ricardo Madalena, além do presidente da Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária), Vicente Abate, e o presidente da estruturadora EDLP (Estação da Luz Participações), Guilherme Quintella.

Presidente da Frente Parlamentar, o vereador Toninho Franco destaca que a intenção do seminário é unir as mais diversas frentes de trabalho sobre o tema. “O objetivo é que cada um exponha o seu conhecimento sobre o projeto. Vamos ainda pedir a assinatura dos participantes que apoiam a necessidade de inclusão da cidade de Limeira nesse projeto tão importante”, destaca.

O vereador ressalta que o próximo passo da Frente Parlamentar será se reunir com o governador, Geraldo Alckmin, para discutir o assunto. “Por isso, é importante que a população participe, porque isso tudo também move a vontade.”

municípios de Limeira e de Americana, cidade da sua base eleitoral, para viabilizar um trabalho em conjunto na Assembleia Legislativa com objetivo de obter uma gestão que beneficie a população dos dois municípios.

Seminário Trem Intercidades

Local: Plenário da Câmara Municipal de Limeira - Rua Pedro Zaccaria, 70 - Jardim Nova Itália.

Data: 11 de agosto de 2017, a partir das 19h.