VISITA
Prefeito de Botucatu vem a Limeira para conhecer botão do pânico e muralha digital
04/08/2017 | 14h57

O prefeito Mario Botion recebeu, ontem (3), em seu gabinete, o chefe do Executivo da cidade de Botucatu, Mário Pardini. Ele esteve em Limeira para conhecer o sistema de monitoramento Muralha Digital e também o botão do pânico. “A troca de experiências entre municípios é sempre positiva. Nestas visitas podemos dividir o nosso conhecimento e também absorver a experiência de outras gestões”, disse Botion.

O encontro também contou com a presença do secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Francisco Alves, dos secretários de Botucatu, Adjair de Campos (Segurança), Silvia Carvalho (Assistência Social), do Comandante da Guarda Municipal de Botucatu, Sérgio Bavia e da vereadora Erika Tank. Após a reunião no gabinete, eles visitaram o COPI (Centro de Operações Integradas), da Guarda Civil Municipal (GCM). “Tivemos boas referências sobre o trabalho da atual administração e sobre os resultados obtidos com as políticas públicas na área da segurança e combate a violência contra à mulher. Viemos para conhecer estes projetos com a intenção de implantarmos também em Botucatu”, destacou Pardini.

O sistema de monitoramento Muralha Digital possui câmeras de alta definição instaladas em pontos estratégicos do município, como entradas e saídas da cidade, além de câmeras acopladas aos radares fixos. A tecnologia permite a identificação de veículos que foram furtados e roubados. O botão do pânico é um dispositivo distribuído às mulheres vítimas de violência. Quando o equipamento é acionado, um alerta é emitido para um smartphone e uma mensagem para o COPI. No sistema, aparecem além da localização em tempo real, a imagem da vítima e do agressor. “Todas estas ações associadas ao policiamento ostensivo e preventivo realizado pela GCM contribuem para a redução da violência”, comentou o secretário Francisco Alves.