CANTA LIMEIRA
Vencedor nacional, Júnior Almeida participou pela primeira vez do festival; de Limeira, Emanuel Massaro e Débora Vidoretti conquistaram júri
17/07/2017 | 16h25

Foi entre aplausos de três mil pessoas e participação de 30 atrações que a 16ª edição do Festival Nacional de MPB Canta Limeira aconteceu. Dividido em dois dias (sábado (15) e domingo (16), o evento foi levado, pela primeira vez, ao Pavilhão do Feirante, uma medida de descentralização da atual administração. O projeto foi realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e apoio do Centro do Professorado Paulista (CPP). Com a música Lacrimar, Júnior Almeida, de São João da Boa Vista (SP), conquistou o prêmio de primeiro lugar da categoria nacional. Já entre as limeirenses, a canção Minas, defendida por Emanuel Massaro e Débora Vidoretti, recebeu a principal premiação. A banda Eu, a Véia e os Caras, na análise dos jurados, foi a mais consagrada popularmente, recebendo o troféu de melhor torcida (abaixo, veja o resultado completo). Todas as apresentações foram analisadas por uma comissão técnica, formada por Fernando Barreto, Rafhael Turati e Sueli Bobice.

“Levar o Canta Limeira ao Pavilhão, espaço que deve ser usado pela população, reforça o nosso desejo de descentralizar a cultura do município, para que um público maior possa ter acesso a ela, utilizando ainda os equipamentos culturais que existem na cidade. Ficamos muito contentes com o resultado e certos de que nosso desafio é cada vez mais ocupar esses espaços”, declarou o prefeito Mário Botion que lembrou também da ida da Via-Sacra, pela primeira vez, ao bairro dos Frades, em abril. Além dele, participaram da abertura oficial do evento, que aconteceu no sábado, o vice-prefeito Dr. Júlio, o secretário de Cultura Farid Zaine, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Roberta Botion, e o representante do CPP prof.º. Juraci Rodrigues Soares Requena. Para o show de prêmios, participaram os jurados, Mário Botion, Roberta, Farid, a vereadora Carol Pontes e a diretora do CPP Dora Arcaro.

“O Canta Limeira vem dar espaço aos músicos, tendo como objetivo promover a música de qualidade e tornar o acesso a ela democrático e simples”, declarou Farid. “O resultado de ter levado o festival, pela primeira vez, aos bairros, uma ação programada pelo governo Mário Botion, foi um sucesso até maior do que o esperado. Estamos felizes com as respostas positivas do público e dos músicos participantes. Vida longa ao Canta Limeira”, completou.

AÇÃO POSITIVA

Acompanhando o projeto, Sandra Regina Carpine afirmou que o Canta Limeira vai além do entretenimento. “O festival é ainda mais interessante porque incentiva a cultura e atrai os jovens para ações de alta qualidade na cidade”, considerou.

Sobre a descentralização, Júlia Eleoterio elogiou a iniciativa. “Acho que a ação foi positiva. A cidade de Limeira não se resume ao centro, todos têm direito à cultura e ao seu fácil acesso”, disse. “Trazer a cultura para os bairros é importante, o espaço aqui era muito mal aproveitado. O Canta Limeira trouxe novos ares”, acrescentou Adriana Jorgette.

Considerada pelo corpo de jurados como a melhor intérprete do Canta Limeira deste ano, Márcia Cherubin ressaltou o comprometimento do município com o desenvolvimento das atividades culturais e do empenho na organização. “Enquanto muitos festivais fecham suas portas devido à situação pela qual passa nosso país, Limeira vai na contramão e resiste lindamente, dando um exemplo. Essa equipe que organiza esse evento nos recebe com tanto carinho e o público também. Vida longa ao Canta Limeira”, acrescentou.

Confira a premiação do festival:

Músicos limeirenses

1º lugar (R$ 2,5 mil): Minas

Autor da Letra: Otacílio Monteiro

Autor da Música: Emanuel Massaro

Nome do Intérprete: Emanuel Massaro e Débora Vidoretti

2º lugar (R$ 2 mil): Barba Mal Feita

Autor da Letra: Mitchell Assis

Autor da Música: Mitchell Assis

Nome do Intérprete: Pessoas Cinzas Normais

3º lugar (R$ 1,5 mil): Alface

Autor da Letra: Guilherme Ribeiro Miranda