POLÍTICAS PÚBLICAS
Serviço Social na Educação comemora 20 anos em Limeira
05/05/2017 | 17h35
Serviço Social na Educação comemora 20 anos em Limeira

A Prefeitura de Limeira, o CRESS (Conselho Regional de Serviço Social - Seccional de Campinas) e o Gepesse (Unesp de Franca) promoveram nesta sexta-feira (5) o Encontro Estadual de Serviço Social na Educação: Política de educação em análise, experiências profissionais e os desafios da profissão. O evento ocorreu no teatro Nair Bello, como comemoração aos 20 anos do setor de Serviço Social Escolar da Secretaria de Educação de Limeira, que é referência nacional.

O prefeito de Limeira, Mario Botion, agradeceu a presença dos representantes de 30 municípios que participaram do evento. Ele ainda enalteceu o trabalho do Serviço Social Escolar e reforçou seu apoio aos profissionais do setor. “Fico satisfeito de ver um serviço de Limeira tão reconhecido pela sociedade”, falou. O vice-prefeito Júlio C. Pereira dos Santos, o dr. Júlio, parabenizou o trabalho desenvolvido e desejou um dia produtivo a todos os presentes.

O primeiro a palestrar foi o prof. Ivo Tonet (Ufal), que defendeu atividades educativas emancipadoras. Ele dividiu a mesa com o prof. Ney Luiz Teixeira de Almeida (Uerj),com o tema “Os desafios contemporâneos do Serviço Social na Política de Educação Brasileira”. A profa. Eliana Bolorino Canteiro Martins (Unesp/Franca) mediou a discussão.

No período da tarde, o debate foi sobre o tema “O Serviço Social na educação: experiências de trabalho no Estado de São Paulo”, com participação de representantes de Limeira, Franca e Campinas. Ocorreram ainda três oficinas: “Gestão democrática e participação da família na escola”; “Política de educação e a intersetorialidade no território da escola”; e “Educação especial: a inclusão de crianças com deficiência na rede regular de ensino”.

SERVIÇO SOCIAL EDUCACIONAL
A equipe do setor de Serviço Social Escolar em Limeira conta com 39 assistentes sociais, além de duas estagiárias e três assistentes administrativos. A equipe atua em toda a política municipal de educação, com foco em três aspectos principais: o desenvolvimento integral do aluno, a permanência na escola e o acesso à educação.

Para a coordenadora do setor, Maria Helvira Andrade, a principal contribuição para a cidade nesses 20 anos de atuação é a diminuição da evasão escolar, ampliação de vagas em creche, a participação da família na escola e a garantia dos direitos sociais dos alunos e de suas famílias no acesso às políticas públicas.

A experiência deste setor tornou-se referência nacional na área do Serviço Social e objeto de estudos de inúmeras pesquisas.