GABINETE
Prefeito e lideranças do município se reúnem com secretário de Estado e reivindicam trem até Limeira.
05/04/2017 | 18h18

O prefeito Mario Botion foi recebido hoje (5), pelo secretário de estado dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, na sede da pasta em São Paulo. Na pauta, o principal assunto foi a implantação do trem de passageiros pelo governo do Estado e a inclusão de Limeira na rota.

O prefeito reivindicou que o trajeto que sairá da capital, com passagens por Jundiaí e Campinas, chegue até Limeira e garantiu ao secretário que a área que o percurso usaria está totalmente aberta e pronta para receber as obras.

O secretário explicou que a implantação deve ocorrer nas regiões de Campinas, vale do Paraíba, Sorocaba e Baixada Santista e que dependem de manifestação de interesse público privado.” O investimento necessário é da ordem de 5 bilhões de reais”, afirmou.

Botion protocolou ofício, com a reivindicação e entregou nas mãos do secretário e ainda argumentou que a implantação do trecho até Limeira, beneficiaria todo o aglomerado urbano de Piracicaba, formado por 24 cidades, com uma população total de mais de 1,3 milhão de habitantes e um PIB superior a 29 bilhões de reais, com cidades como Araras, Rio claro, Cordeirópolis, Iracemápolis, dentre outras.

”É uma região que comporta e necessita este investimento, somos uma área forte e importante do estado”, concluiu.

O prefeito expôs ao secretário que tem a convicção de que com a implantação neste trecho, que tem uma extensão de 14 quilômetros, outros valores progressistas estão agregados. Além da urbanização, a possibilidade real do surgimento de novas áreas comerciais, terminais intermodal e outros avanços.

Mario Botion se reuniu com o secretário, acompanhado do deputado estadual Davi Zaia (PPS), do presidente da Câmara de Limeira, Zé da MiPSD), do secretário de Turismo, Desenvolvimento e Inovação do município, Tito Almirall e ainda dos vereadores Waguinho do Santa Luzia e Dra. Maira, além do empresário Ítalo Ponzo, todos do mesmo partido do deputado.

A comitiva do prefeito ainda contou com a presença do presidente da Asssociação Comercial e Industrial de Limeira, José Mario Bozza Gazetta e do diretor do Ciesp/Limeira, Flamínio de Lima Neto, o que demonstra que a cidade está mobilizada na busca desta conquista, com autoridades representativas dos mais diversos setores, participando de forma efetiva desta mobilização.

O secretário Clodoaldo Pelissioni se comprometeu em levantar a viabilidade da expansão do trajeto, avaliando a demanda. ”Vou pedir para que nosso projetista, Guilherme Quintela, estude o trecho. Acredito que em 30 ou 60 dias teremos um diagnóstico”, finalizou.

O trem, meio de transporte muito popular em décadas passadas, atualmente atende 10 milhões de usuários por ano em São Paulo. Na década de 70 os trens transportavam 100 milhões de pessoas por ano.