AÇÃO CONJUNTA
Prefeito reúne forças de segurança; grupo tranquiliza alunos da Unicamp com ações imediatas.
03/04/2017 | 17h48

O prefeito Mario Botion se reuniu no início da tarde desta segunda-feira (3) com diretores dos dois campi da Unicamp em Limeira, alunos da instituição e representantes das forças de segurança da cidade. O tema do encontro foi a segurança na região da Universidade. A lamentável ocorrência da morte de uma estudante da FCA (Faculdade de Ciências Aplicadas)- Unicamp- mobilizou os alunos. As circunstâncias ainda estão sendo investigadas pela DIG.

Durante a reunião, as lideranças fecharam entendimento no sentido de tranquilizar estudantes e professores quanto à segurança na região. A partir de hoje, policiais militares e efetivos da Guarda Civil Municipal (GCM) estarão presentes em patrulhamento ostensivo nas proximidades dos dois campi.

A medida contempla de imediato pedidos elaborados por estudantes, professores e diretores da instituição. Segundo Botion, a presença do policiamento reforça a sensação de segurança e os alunos poderão frequentar normalmente as aulas nesta semana. O prefeito conduziu a reunião no sentido de garantir junto a PM e a GCM a segurança imediata na região. Essas providências já são objeto de ações por parte da atual administração desde o início da gestão. "O objeto do poder público é dar tranquilidade aos alunos para que eles sigam suas rotinas de aulas normalmente. Não mediremos esforços para intensificar a segurança naquela região", reforçou.

Na noite de hoje, alunos da FT e FCA anunciaram também que pretendem levar a preocupação quanto à segurança à Câmara. Na saída dos dois campus, a PM e a GCM acompanharão os grupos durante o trajeto até o prédio do Legislativo.

No encontro, o comandante da PM, Cláudio Sorge reforçou uma parceria com alunos e a universidade no sentido de formalizar registros de ocorrências policiais na região, necessidade amplamente destacada pelo Delegado da DIG, Willian Marchi. Com o mapeamento dos crimes, a tarefa de policiamento ostensivo ficará facilitada. A medida, na prática, significa uma aproximação e integração maior entre as polícias e a comunidade acadêmica – incluindo alunos e professores.

Participaram da reunião, entre outros, além do prefeito e do comandante Sorge, O major PM Ney, coordenador operacional do 36º Batalhão da PM, o delegado da DIG, Willian Marchi, o coordenador do Conseg Central, Claudio Zalaf, os secretários municipais, Francisco Alves da Silva (Segurança Pública), Edson Moreno Gil (chefe de gabinete) e Antônio Peres (Comunicação Social), e o presidente da Câmara Municipal, José Roberto Bernardo, o diretor da FCA, Peter Schultz, a diretora da FT, Luisa Gachet e Renato Falcão Dantas, diretor associado da FT, além de representantes de alunos dos dois campi da Unicamp.