PREVENÇÃO
Força Tarefa faz limpeza compulsória em imóvel no Nossa Senhora das Dores
23/03/2017 | 15h14
Força Tarefa faz limpeza compulsória em imóvel no Nossa Senhora das Dores

Uma grande operação de limpeza compulsória para eliminação de focos da dengue foi iniciada na manhã desta quinta-feira (23), pela Prefeitura de Limeira, em um imóvel no bairro Parque Nossa Senhora das Dores. Agentes da prefeitura removeram grande quantidade de lixo e de objetos inservíveis, que também facilitavam a proliferação de outros insetos nocivos, como escorpiões e baratas.

A moradora ofereceu resistência aos trabalhos e foi necessário acionar as assistentes sociais do Ceprosom (Centro de Promoção Social), além da Guarda Civil Municipal. Uma pá-carregadeira e um caminhão auxiliaram na retirada de todo o entulho acumulado no quintal. Dentre os objetos recolhidos, havia dezenas de vasos de plantas, pneus, papelão, sacolas plásticas, telhas, restos de construção e brinquedos velhos.

Segundo o diretor da Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, o local apresentava um histórico de recusas para vistoria dos agentes de controle de zoonoses. “A limpeza compulsória foi necessária porque tratava-se de uma situação que colocava em risco toda a saúde do bairro”, afirmou. Ele informou, ainda, que a proprietária do imóvel será autuada e estará sujeita a multa de até 200 Ufesps, o equivalente a R$ 5.140.

A Coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, destacou que havia presença de larvas, que foram coletadas para análise e identificação. O interior da casa também estava tomado por centenas de sacos de lixo com todo tipo de inservível e precisou ser desocupado também. “Havia condições favoráveis à proliferação de artrópodes nocivos, e ainda, possibilidade de incêndio”, alertou.

Uma vizinha que não quis ser identificada, que reside no local há 27 anos, ressaltou que a operação foi positiva e que o trabalho irá beneficiar toda a vizinhança. A Força Tarefa também contou com o apoio da Vigilância Sanitária, Obras e Serviços Públicos e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Denúncias podem ser encaminhadas pelo sistema 156.