DESENVOLVIMENTO RURAL
Prefeitura realiza parceria para capacitação de produtores rurais
22/03/2017 | 18h17
Prefeitura realiza parceria para capacitação de produtores rurais

O prefeito de Limeira Mario Botion se reuniu ontem (21) com representantes do Sindicato Rural de Limeira e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O objetivo do encontro foi celebrar uma parceria entre a Prefeitura e o SENAR. Na oportunidade, foram apresentadas informações sobre o programa Feira do Produtor Rural, promovido pelo órgão. O foco do treinamento é oferecer capacitação aos produtores. Durante a reunião, o prefeito reforçou o compromisso do governo em incentivar e ampliar o mercado para os produtores rurais da cidade. “Este tema está sendo estudado por nós desde a campanha e consta em nosso plano de governo. Uma das nossas ações será a ampliação das feiras rurais para os centros comunitários”, disse.

A reunião contou com a presença do secretário-chefe de gabinete, Edison Moreno Gil. “O programa vai oferecer qualificação profissional aos produtores rurais com a abordagem de vários temas importantes para o setor”, reforçou.

Também participaram da reunião os secretários Paulo Trigo (Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente) e José França Almirall (Desenvolvimento, Turismo e Inovação), o presidente do Sindicato Rural de Limeira, Nilton Piccin, o administrador do Sindicato, Pedro Zanarelli, a coordenadora do SENAR, Francisca de Lima e o instrutor do SENAR, Sérgio Sakai. “A reunião foi satisfatória, a parceria entre o Poder Público, o sindicato e o SENAR vai trazer resultados positivos tanto para os produtores rurais como para a cidade”, destacou Zanarelli. “Este treinamento vai possibilitar que os produtores rurais tenham mais possibilidades para agregar valor à produção desenvolvendo o potencial empreendedor e mercadológico de cada produtor”, destacou José França Almirall.

Durante o treinamento, os produtores terão informações sobre normas e procedimentos, boas práticas de manipulação de alimentos, produtos rurais para comercialização, construção de estande de bambu, comercialização, gestão de negócio e feira do produtor rural. “Agora a próxima etapa será a realização de uma reunião, no dia 6 de abril, para identificar o interesse dos produtores rurais em participar do programa, que será realizado de abril a novembro. Após esta capacitação, será realizada uma feira do produtor rural desenvolvida pelo SENAR”, ressaltou Paulo Trigo.

INSCRIÇÕES

Os interessados devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente até o dia 31 de março (sexta-feira) para a realização da inscrição, que são limitadas. A secretaria fica localizada no Parque Cidade. Informações também podem ser obtidas no Departamento de Extensão Rural: 3451-2550.

No dia 6 de abril será realizada uma reunião no Sindicato Rural Patronal de Limeira, localizado na Rua Presidente Prudente, 546, Cidade Jardim. Todo o treinamento será gratuito.

Segue a programação do treinamento:

Módulo I - Normas e procedimentos

Módulo II - Boas práticas de manipulação de alimentos