GOVERNO ESTADUAL
Prefeito assina parceria para reduzir mortes no trânsito
14/03/2017 | 19h03
Prefeito assina parceria para reduzir mortes no trânsito

O prefeito Mario Botion e o secretário de Mobilidade Urbana Rodrigo Oliveira participaram na tarde de hoje da assinatura de uma parceria com o governo estadual que tem como objetivo reduzir pela metade o número de óbitos no trânsito até 2020. A cerimônia aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Botion explica que Limeira está no segundo grupo de cidades que assinam a parceria em 2017. Pelo convênio, o município receberá R$ 1.614.234 - valor que será empregado na implantação de projetos que serão desenvolvidos com dados dos software infosiga e do infomapa. Isto permitirá a instalação de semáforos, lombadas, faixas elevadas de pedestres em pontos da cidade que apresentam riscos à segurança dos motoristas e pedestres, entre outras ações. "Também estão previstas campanhas educativas nas escolas e para os munícipes em geral, bem como e a criação da Cidade do Trânsito", citou Botion. A diminuição dos acidentes, além de preservar vidas, também diminui o número de sequelas", completou.

Limeira faz parte do convênio por ter apresentado, em 2016, 63 óbitos, ou seja 23 óbitos a cada 100 mil habitantes. A média do Estado de São Paulo foi de 13 óbitos. Os dados são do Detran-SP. "Estes números são preocupantes, porém não mediremos esforços para diminuir esse número de óbitos", disse Botion.

O programa será desenvolvido em 12 meses. Para Oliveira, a parceria trará benefícios ao município. Ele explica que serão realizadas visitas de diagnóstico e construídos planos de ações contendo medidas preventivas e de melhorias com relação à infraestrutura, fiscalização e conscientização. "O objetivo desses convênios é fornecer auxílio para a estruturação da gestão da segurança viária em cada município. Limeira utilizará esse recurso de forma ordenada é pontual", comentou o secretário.