VACINAÇÃO
Ações da prefeitura elevam cobertura contra poliomielite em quase 250%
12/12/2022 | 17h08
Ações da prefeitura elevam cobertura contra poliomielite em quase 250%

Os esforços da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, para imunizar as crianças de 1 a 4 anos contra a poliomielite deram resultado. A cobertura vacinal passou de 21%, em setembro, para 72% agora em dezembro, um salto de 242%, segundo dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica, divulgados nesta segunda-feira (12). O problema da baixa imunização contra a poliomielite é nacional, mas em Limeira houve várias ações desde setembro que elevaram de forma bastante considerável o índice de cobertura.

A diretora de Vigilância em Saúde, Renata Martins, destaca que as ações para alavancar a vacinação contra a paralisia infantil incluíram a busca ativa de crianças nas escolas da cidade e os plantões de vacinação aos sábados, somados a uma intensa campanha de comunicação.

“As equipes de busca ativa estiveram em 85 unidades educacionais públicas e particulares, o que possibilitou a vacinação de 2.609 crianças dessa faixa etária”, observa Renata. O trabalho de busca ativa foi realizado entre 3 de outubro e 9 de novembro.

O prefeito Mario Botion elogiou o trabalho realizado pela Secretaria de Saúde para ampliar a cobertura de vacinação. "A preocupação do nosso governo com essa questão esteve presente em todos os momentos, daí a adoção de medidas mais concretas por conta da Secretaria de Saúde para alcançarmos esses números", afirma o prefeito Mario Botion. "Nosso objetivo, é ampliar ainda mais a cobertura das crianças vacinadas. Vacinas são necessárias e efetivamente evitam doenças e salvam vidas", complementa o prefeito.

OBRIGAÇÃO

Mesmo com o aumento do número de crianças vacinadas, a cobertura no município ainda está abaixo do índice preconizado pelo Governo Federal, que é de 95%. Por esse motivo, a diretora salienta que os pais e responsáveis devem se conscientizar sobre a importância da vacinação contra a pólio, para que o vírus não seja reintroduzido no país.

O último caso de poliomielite registrado no Brasil foi em 1989, sendo que a certificação da erradicação da doença data de 1994. “É obrigação dos pais manter o Cartão de Vacinação das crianças sempre atualizado, tanto em relação à pólio quanto a outras doenças”, completa Renata.

A vacinação está disponível, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, nos seguintes locais: UBSs Abílio Pedro, Bairro do Tatu, Campo Belo, Cecap, Graminha, Aeroporto, Morro Azul, Nossa Senhora das Dores 1, Nossa Senhora das Dores 2, Nova Europa, Nova Limeira, Nova Suíça, Novo Horizonte, Planalto, Hipólito 1 e Vista Alegre, além da Vigilância Epidemiológica.