SEGURANÇA E EDUCAÇÃO
Educar Limeira 2022 encerra atividades com entrega de certificados
07/12/2022 | 16h53
Educar Limeira 2022 encerra atividades com entrega de certificados

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, encerrou o projeto Educar Limeira 2022 na manhã desta quarta-feira (7). A cerimônia ocorreu na Emeief Martim Lutero, no Bairro dos Pires, e, na ocasião, os alunos de 4º e 5º anos da instituição receberam certificados pela participação no programa. Eles representaram os mais de 6 mil estudantes da rede de ensino que tiveram acesso às palestras. Participaram do evento a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, a vice-prefeita Erika Tank, o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, o comandante da GCM, André Hailer e a diretora da unidade Diná Dibbern Fischer.

Roberta Botion pontuou que a iniciativa é uma marca significativa do governo Mario Botion. O Educar Limeira é promovido pela Secretaria de Segurança Pública em parceria com a Secretaria de Educação e foi implantado em 2017, primeiro ano de governo da atual gestão. “O Educar Limeira promove uma importante aproximação da GCM com as nossas crianças, conscientizando-as desde cedo”, comentou.

Na edição deste ano, o programa consistiu em palestras sobre bullying. Além disso, os estudantes foram convidados a refletir sobre as consequências negativas decorrentes do bullying, tanto em relação à vítima quanto à escola e participaram da chamada “Dinâmica do perdão”, momento em que as crianças se abraçam e demonstram solidariedade aos alunos que já foram vítimas de bullying.

Para Marchi os resultados alcançados são satisfatórios. “A partir do programa podemos contribuir para o fomento do caráter e também da cidadania, o que os levará a se tornarem adultos mais responsáveis”.

Quem também destacou o impacto positivo do Educar Limeira foi a diretora Diná. “A proposta vem discutir um tema extremamente atual, e da mesma forma, essencial no ambiente escolar, ademais auxilia na convivência, agregando conhecimento e bons princípios”.

Desde 2021, o projeto, de autoria de Botion, tornou-se lei, portanto, uma iniciativa permanente que deverá ser executada por todos os gestores. “Esse é um notável feito da atual administração que permite que nossas crianças tenham contato e compreendam diferentes assuntos, e isso faz toda a diferença” disse Erika.

Para o prefeito Mario Botion, o programa é um alicerce para ajudar a formar cidadãos. "Levar esse tipo de orientação aos nossos estudantes é fundamental para a consolidação de vínculos de cidadania", declara.

A cerimônia de encerramento também contou com a participação da vereadora Mariana Calsa.