CONSCIÊNCIA NEGRA
Filme Marte Um é exibido no Palacete Levy
18/11/2022 | 15h50
Filme Marte Um é exibido no Palacete Levy

A quinta-feira (17), foi marcada por importantes eventos dentro da programação cultural pelo mês da Consciência Negra. No Palacete Levy, na Sala 2, aconteceu a apresentação especial do livro "Sobre Vivência Poética", projeto coordenado pelas professoras Veraiz Souza e Sônia Theodoro. Veraiz Souza, Isabel Carvalho e Marisa Cunha Moreira falaram ao público sobre a importância do livro, que reúne 15 autores afro-brasileiros de Limeira e região. Na sequência, no Salão principal do Palacete, ocorreu a exibição do filme "Marte Um", do cineasta mineiro Gabriel Martins. A exibição, gratuita, foi possível através de uma parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, com o Sesc Piracicaba e a Embaúba Filmes, distribuidora do longa.
"Por suas inegáveis qualidades e por toda sua simbologia, escolhemos 'Marte Um' para ser exibido em Limeira, na programação do Mês da Consciência Negra 2022. A sessão  no Palacete Levy, foi um sucesso, com grande público , incluindo alunos e professores da Escola Estadual Brasil", disse o secretário de Cultura, José Farid Zaine, presente nas atividades. Na oportunidade, também representou o prefeito Mario Botion.
"É árdua a tarefa de 'Marte Um', representante do Brasil no Oscar 2023,  para chegar à disputa final de Melhor Filme Internacional. No Oscar 2022, 92 países inscreveram seus filmes, demonstrando o crescente interesse pela participação na mais aguardada premiação do cinema mundial. No dia 21 de dezembro a Academia divulgará a lista dos 15 semifinalistas, e no dia 24 de janeiro , na divulgação dos indicados do ano, os 5 finalistas da categoria.
Fica a torcida para que 'Marte Um' receba o reconhecimento que merece. Nossos vizinhos argentinos já levaram a estatueta duas vezes para casa, e desta vez estão fortes novamente com o longa “Argentina, 1985”, e a  Alemanha já entrou  na lista dos favoritos com o belíssimo 'Nada de Novo no Front'. Sabemos da grande batalha a ser vencida pelo representante brasileiro, mas como o próprio 'Marte Um' ensina, deixemos esse sonho bem vivo", completou o secretário.

Estiveram presentes também representantes do Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro (Comicin) e Grêmio Recreativo Limeirense.