SOLIDARIEDADE
Prefeito doa sangue e pede que mais pessoas façam o mesmo
04/11/2022 | 12h45
Prefeito doa sangue e pede que mais pessoas façam o mesmo

Nesta manhã (04), o prefeito Mario Botion esteve na Santa Casa de Limeira para doar sangue - um gesto de solidariedade. “Toda pessoa deveria fazer o mesmo, pelo menos, uma vez”, disse. O chefe do Executivo costuma doar sangue com regularidade. Esse ato de amor ao próximo, ele repete há mais de 30 anos. “A primeira vez que doei foi para o meu avô que iria passar por uma cirurgia”, contou. Quem também doou sangue, hoje, foi a autônoma, Lucrécia Modeneze de Souza. “Desde a pandemia, me tornei uma doadora frequente. Essa ação é muito gratificante, pois posso ajudar o próximo”, comentou. Mulheres podem doar três vezes ao ano, e os homens, quatro.

O responsável técnico pelo Banco de Sangue, o médico João Paulo Bighetti explica que a Santa Casa abastece todos os hospitais de Limeira, e quando necessário supre a necessidade de outros municípios. “Temos uma média de 600 doadores/mês. Com a aproximação do Natal e Ano Novo, o número de doadores diminui e aumentam as ocorrências de traumas. Com isso, passamos uns 45 dias no período de entressafra”, esclarece o médico. E o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro, tem o objetivo de incentivar a população. “As festas de fim de ano trazem uma grande preocupação”, acrescenta Bighetti.

Homens e mulheres, entre 16 e 69 anos, podem doar sangue. Basta procurar o Banco de Sangue da Santa Casa de segunda à sexta-feira, das 7 às 14h; e aos sábados, das 7 às 11h. Os doadores que desejarem podem agendar a doação ou tirar dúvidas através do telefone (19) 3446-6115. “Doar sangue é muito simples. É um ato de amor e solidariedade ao próximo”, citou o prefeito.