OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL
Prefeitura e parceiros lançam campanhas de prevenção na segunda-feira (3)
30/09/2022 | 18h53
Prefeitura e parceiros lançam campanhas de prevenção na segunda-feira (3)

O Outubro Rosa e o Novembro Azul, campanhas de prevenção, respectivamente, ao câncer de mama e ao câncer de próstata, serão lançados em 3 de outubro, às 11h30,  no saguão de entrada do Edifício Prada. A abertura será feita pelo prefeito Mario Botion. A campanha é realizada pela Prefeitura de Limera, por meio da Secretaria de Saúde, e pelo Fundo Social de Limeira.
Participarão do evento, representantes dos demais realizadores da campanha , a presidente da Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (Alicc), Fernanda Nolasco L. Varga, o coordenador do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Antônio de Paula e Silva Junior, e o provedor da Santa Casa, Marcos Bozza.  A Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil) apoia a campanha.
O coral da Alicc fará uma apresentação durante o evento.
Quanto ao Outubro Rosa, serão ofertadas 1.950 mamografias. O exame é capaz de identificar o câncer de mama no estágio inicial e será voltado a mulheres de 50  anos a 69 anos. Mulheres abaixo dos 50 anos, com histórico familiar da doença e alterações clínicas nas mamas, também poderão fazer a mamografia.
Desde a última quarta-feira (28), as mulheres  já estão procurando a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa para pedir o agendamento. Por se tratar de período de campanha, não é necessário consulta-se com o médico para solicitar o pedido de exame, pois o próprio enfermeiro ou enfermeira responsável pela UBS poderão agendá-lo. A realização das mamografias começa em 3 de outubro.