Número de pessoas vacinadas contra gripe cresce 39,3% neste ano
26/07/2019 | 17h22
Número de pessoas vacinadas contra gripe cresce 39,3% neste ano

O balanço final da Campanha de Vacinação contra Gripe promovida pela Prefeitura de Limeira mostra que, em números absolutos, o volume de pessoas imunizadas cresceu 39,3% em relação ao ano passado. Foram vacinadas até o dia 12 de julho, 86.801 pessoas, contra 62.277 em 2018.

Segundo o secretário interino de Saúde e diretor de Vigilância em Saúde da prefeitura, Alexandre Ferrari, essa expansão deve-se, em parte, à abertura da campanha para toda população, ao contrário do ano passado, quando as doses ficaram restritas aos grupos prioritários.

O grupo com maior índice de cobertura foi dos idosos, com 98% de adesão (31.973 doses aplicadas). Na sequência, ficaram os professores, com 95,3% de adesão (2.134 mil doses aplicadas), puérperas, com 88% de adesão (390 doses aplicadas), crianças, com 78% de adesão (14.822 doses aplicadas). Trabalhadores da saúde e gestantes tiveram adesão de, respectivamente, 70,6% e 63,8%.

Ferrari também destacou aumento da cobertura vacinal de crianças, professores e puérperas, no comparativo com 2018. O índice de cobertura das crianças foi de 78%, contra 59% no ano passado - crescimento de 31%. No caso dos professores, a cobertura ficou em 95%, frente aos 89% registrados no ano passado. Entre as puérperas, a cobertura passou de 84% em 2018 para 88% neste ano.

Na avaliação do diretor, o resultado positivo reflete o esforço da atual administração para facilitar o acesso à saúde pública. “Iniciamos o Plantão de Vacinação com abertura de Unidades Básicas de Saúde (UBS) aos sábados, em esquema de rodízio. Paralelamente, a Secretaria de Comunicação Social investiu em uma forte campanha para conscientizar a população sobre a importância da vacinação”, frisou.

PLANTÃO DE VACINAÇÃO

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (27) mais uma edição do Plantão de Vacinação, iniciativa para ampliar a cobertura vacinal no município. Na ocasião, a UBS Hipólito 1 ficará aberta das 8h às 12h para atender a população. A UBS fica na Rua Arlinda Abreu Ribeiro, s/nº.