DENGUE
Limeira inicia levantamento sobre Aedes aegypti
13/01/2017 | 17h29
Limeira inicia levantamento sobre Aedes aegypti

A Prefeitura de Limeira, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciou nesta semana um levantamento sobre a incidência de larvas do mosquito Aedes aegypti nos imóveis da cidade. O trabalho, denominado “Avaliação de Densidade Larvária”, deve ser realizado pelo menos três vezes ao ano, nos meses de janeiro, julho e outubro, atendendo às normas técnicas estabelecidas pela Secretaria Estadual da Saúde. Amanhã (14), a prefeitura realizará o primeiro mutirão de combate à dengue. O prefeito Mario Botion comandará a ação a partir das 8h.

Segundo a coordenadora do CCZ, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, durante essa atividade também serão coletadas informações sobre os recipientes encontrados nas residências que podem servir de criadouros do mosquito. Para facilitar a operação, o perímetro urbano do município foi dividido em oito áreas. Serão vistoriados aproximadamente 5 mil imóveis, 600 em cada setor, entre casas e estabelecimentos comerciais.

Os dados serão digitados em um sistema informatizado do governo estadual, o Sisaweb, que permite a emissão de relatórios que contribuem para a tomada de decisões quanto às estratégias de controle e prevenção da doença. “É possível verificar as áreas que merecem mais atenção por parte dos agentes de controle de zoonoses, devido ao índice encontrado”, disse Pedrina.

A coordenadora informou, ainda, que a partir do número de imóveis visitados com presença de larvas do Aedes aegypti é possível estabelecer o Índice de Infestação Predial. Esse índice apresenta três níveis de classificação: menor que 1 (satisfatório); de 1 a 3,9 (alerta) e maior que 3,9 (situação de risco).

No ano passado, o CCZ realizou quatro avaliações do Índice de Infestação Predial. Todos os levantamentos foram classificados como satisfatórios. Em janeiro, o índice foi 0,7; em maio, 0,3; em julho, 0,1 – situação que se repetiu em outubro. Apesar do quadro positivo, Pedrina alerta que a prevenção deve ser contínua.

MUTIRÃO

Neste sábado (14), haverá o primeiro mutirão contra a dengue de 2017 em Limeira, atendendo a uma decisão do prefeito Mario Botion, de priorizar o trabalho de prevenção.

O mutirão ocorre das 7h30 às 13h30 e terá reforço da Operação Só Cacareco. Serão recolhidos materiais inservíveis como móveis, eletrodomésticos, plásticos e embalagens. A área de abrangência integra os bairros Vila Castelar, Vila Paulista, Vila Tatuibi, Jd. Santana, Vila Ferreira, Jd. Brasil, Jd. Santo André, Vila Anita, Jd. Piratininga, Vila Paraíso e Vila Glória.

Além do Só Cacareco, a iniciativa terá o trabalho de 100 agentes da prefeitura. Eles atuarão na vistoria de imóveis e eliminação de criadouros. A população também será orientada sobre as formas de eliminar potenciais criadouros do mosquito. Os mutirões devem prosseguir até 30 de abril, sempre aos sábados (exceto feriados) e a agenda será divulgada pela Prefeitura de Limeira em seus canais oficiais de comunicação.