Prefeitura de Limeira divulga novas ações de combate à dengue
17/01/2017 | 17h10
 Prefeitura de Limeira divulga novas ações de combate à dengue

A Prefeitura de Limeira anuncia amanhã (18), às 13h, à imprensa a divulgação das novas ações e ferramentas para intensificar o trabalho de prevenção e combate à dengue. As novas medidas atendem a um pedido do prefeito Mario Botion, de priorizar o trabalho de prevenção e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti e integram a campanha já realizada pela prefeitura. "Trata-se de uma ação de governo que envolverá toda a prefeitura", afirma o secretário de Comunicação Social, Antônio Peres.

A apresentação será realizada na sala de reunião do gabinete do prefeito, localizada na rua Prefeito Doutor Alberto Ferreira, 179, Centro. Entre as novidades estão as ferramentas de geomarketing que irão informar à população, por meio de lembretes enviados via telefone e mobile, sobre a realização de mutirões de combate à dengue.

As ações nas redes sociais, nos canais oficiais da prefeitura, também serão reforçadas, além das peças publicitárias para mídia impressa, rádio e TV.

Outro ponto importante a ser trabalhado durante a campanha será a mobilização da população para as ações de prevenção e controle das doenças transmitidas pelo mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e Zika. Todos os carnês emitidos pela prefeitura terão informações sobre a campanha que terá continuidade durante todo o ano.

A sequência da campanha envolverá as secretarias de Saúde, Educação, Obras e Serviços Públicos, Fazenda, Comunicação, entre outras. A área de Saúde, por exemplo, mobilizará o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que cuida do combate direto a presença do Aedes aegypti. O setor de Educação envolverá campanhas de multiplicação por parte de alunos e professores. A área de Obras e Serviços Públicos participa com a limpeza e a da Fazenda com o uso do carnê de IPTU para propagar informações da campanha. Porém, todas as Pastas acabarão sendo envolvidas no trabalho.

Dados

A Prefeitura de Limeira realizou no último sábado (14) o primeiro mutirão de combate à dengue de 2017. Durante a ação foram visitados 2.814 imóveis e recolhidas três toneladas de materiais inservíveis pela Operação Só Cacareco.

Os mutirões devem prosseguir até 30 de abril, sempre aos sábados (exceto feriados). A agenda será divulgada pela prefeitura em seus canais oficiais de comunicação.

O Centro de Controle de Zoonoses iniciou um levantamento sobre a incidência de larvas do mosquito Aedes aegypti nos imóveis da cidade, denominado “Avaliação de Densidade Larvária”. Serão vistoriados aproximadamente 5 mil imóveis.

A prefeitura também tem intensificado os serviços de limpeza nos bairros com foco no combate à dengue.

Em 2016 foram confirmados em Limeira 110 casos de dengue. Em 2017, ainda não existem registros da doença.