CONTRIBUIÇÕES AMBIENTAIS
Prefeitura homenageia Waldomiro Ivers e Dynoráh Redondano
21/09/2022 | 20h22
Prefeitura homenageia Waldomiro Ivers e Dynoráh Redondano

As comemorações do Dia da Árvore começaram de maneira emocionante. A Prefeitura de Limeira concedeu homenagem a duas figuras que fizeram a diferença na preservação do meio ambiente no município: o produtor rural Waldomiro Jorge Ivers e a professora Dynoráh Cappi Redondano.

Em cerimônia oficial, os homenageados receberam o carinho da vice-prefeita Erika Tank e de representantes das secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Agricultura. Alunos da Emeief Limeira e da Escola de Educação Infantil Meu Cantinho participaram do evento e realizaram apresentações culturais.

Erika se dirigiu aos homenageados e agradeceu pelos serviços prestados ao meio ambiente a ao município de Limeira. “São exemplos de dedicação que inspiram a todos nós. Parabéns e muito obrigada”, disse. A vice-prefeita também conversou com os alunos sobre a importância das árvores. “No futuro, vocês é que terão a responsabilidade de cuidar do nosso meio ambiente”, alertou. A secretária Simone Zambuzi relembrou os trabalhos realizados em parceria e agradeceu o tempo dedicado à causa ambiental. “Pra mim é um orgulho poder dizer que vocês fazem parte da minha história e da história da Secretaria de Meio Ambiente”, falou.

O Sr. Waldomiro recebe em sua propriedade no bairro Laranja Azeda professores e alunos de diversas instituições de ensino para apresentar a sua Nascente Modelo. Na visita, é possível aprender sobre a importância da água e da mata ciliar. Além disso, ele é entusiasta do plantio de mudas: já plantou mais de 150 mil árvores em suas propriedades tanto em Limeira quanto em outros municípios. “Eu aprendi a germinar sementes com a minha mãe; usando esse conhecimento, eu desde muito jovem coletava sementes em todo lugar que eu podia e plantava”, contou. Ele agradeceu a homenagem: “com meus 88 anos, me sinto feliz e muito honrado em estar aqui diante desse público, dessas crianças, sendo homenageado por fazer um bom uso do meu dom de germinar sementes”.

A professora Dynoráh esteve a frente dos trabalhos de educação ambiental em Limeira por 16 anos. Ela foi responsável pela elaboração do Atlas Municipal Escolar, amplamente utilizado nas escolas, além de outras publicações com temática ambiental voltadas para a educação ambiental formal. Ela agradeceu a homenagem e também fez um pedido: “é muito bom ser reconhecida pelo trabalho que realizei; meu desejo é que ele tenha continuidade, que cada vez mais crianças aprendam a importância de cuidar do meio ambiente”.

O prefeito Mario Botion destacou a importância das homenagens. "São duas pessoas brilhantes de Limeira e que muito colaboram com a preservação do meio ambiente", afirmou o chefe do Executivo.

Após o evento, ocorreu o plantio de duas mudas de ipês. Perto das árvores, foram colocadas placas em homenagem a essas duas figuras.