Acolhimento, leitura e escuta ativa marcam atividades na Biblioteca Pedagógica
13/09/2022 | 14h54
Acolhimento, leitura e escuta ativa marcam atividades na Biblioteca Pedagógica

A Biblioteca Pedagógica, além de atender os alunos da rede municipal de ensino, busca continuamente estender os seus serviços a toda a comunidade. Com o objetivo de promover o acesso ao conhecimento, diferentes possibilidades de atuação e formação de novos públicos de forma humanizada, o espaço prepara uma programação especial para os dias 19 e 29 de setembro.

O intuito da iniciativa é o de possibilitar momentos de acolhimento, utilizando da literatura em seus mais diversos formatos como forma de lidar com as emoções e estabelecer diálogos e reflexões sobre as mais diversas temáticas a partir da escuta ativa.

No dia 19, às 19h, chega a biblioteca o projeto “Poesia com afeto - Há beleza na resiliência” com a autora Helen Araújo e o Coletivo Roda da Saia.

Com a iniciativa, a poeta limeirense Helen Araújo apresentará o seu livro de poesia que traz cinco ciclos analógicos de um ser humano e de uma planta e que decifram o processo doloroso de evolução de uma criatura que ressignificou a sua história de vida, sobretudo, pela escrita. A obra tem como propósito fazer reverberar nas pessoas vítimas de abusos, sexual, físico ou psicológico, e as possíveis curas para as negligências vividas.

Com a mediação da coordenadora do Coletivo Roda da Saia, Mara Jacqueline de Oliveira, que também é terapeuta, o objetivo da ação é o de apresentar as poesias da escritora, e conforme o livro for ampliando seus significados, os participantes poderão ressignificar momentos de suas vidas. A proposta é oportunizar a literatura, a troca de experiências e oferecer às pessoas bem-estar por meio de uma vivência agradável.

Na mesma data, a Biblioteca Pedagógica dará início à exposição do projeto, que permanecerá no espaço até 30 de setembro. O público poderá visitar o local de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Já no dia 29, também às 19h, haverá a “Oficina de Arteterapia Socioemocional para crianças” com Maraísa Zocchio, professora de Artes da rede municipal de ensino.

O proposito da ação será o de trabalhar as emoções das crianças com foco nas habilidades sociais, aprendizagem e resolução de conflitos. A oficina busca contribuir com o desenvolvimento infantil, desde a aprendizagem escolar até a estabilidade emocional da criança. A partir do livro infantil “O monstro das cores”, de Anna Llenas, serão desenvolvidas atividades como roda de conversa e leitura; dinâmica das emoções, “Como eu me sinto?”, e “Crie seu monstrinho”, além da atividade “Termômetro das emoções”.

A interação dos pais com os filhos durante a oficina é de suma importância, pois contribuirá para o enriquecimento dos laços afetivos e aprendizagem. As técnicas de inteligência emocional ensinadas pela profissional, auxiliarão os pais a lidarem com situações desafiadoras que surgem no cotidiano familiar.

Para participar de ambos os encontros, os interessados devem se inscrever a partir de amanhã (14), por meio dos telefones 3443-4724 e 3404-2438, ramal 2488, ou pessoalmente na Biblioteca Pedagógica, localizada no Parque Cidade, na rua João Kühl Filho, 461 - Vila São João.

19 de setembro – Poesia com afeto - Há beleza na resiliência

Participação do Coletivo Roda da Saia

Idade mínima para participar: 16 anos

Horário: 19h às 20h30