BENEDICTA DE TOLEDO
Alunos são premiados em projeto de educação ambiental
13/09/2022 | 14h47
Alunos são premiados em projeto de educação ambiental

A última sexta-feira (9), foi um dia diferente para os alunos do maternal ao 5º ano da Emeief Prof.ª Benedicta de Toledo. A data marcou o encerramento da Semana do Meio Ambiente, atividade que integra o projeto “Beneambiental: meu mundo mais verde”, realizado em parceria com a Biblioteca Pedagógica e contou com a participação da comunidade escolar, de pais, e da comunidade local. Na ocasião também foram premiados os vencedores e finalistas do concurso “Que título você daria?” e da competição pela criação da identidade visual da iniciativa.

O projeto de educação ambiental desenvolvido pela unidade escolar tem o objetivo de despertar a consciência para o tema nos estudantes a partir de atividades pedagógicas práticas e ativas de gestão ambiental.

O secretário de Educação, André De Francesco, que acompanhou o encerramento, destacou a importância das ações desenvolvidas pela escola. “Todos nós somos responsáveis por cuidar do nosso planeta e o conhecimento que vocês adquiriram durante o projeto será levado para a vida”, comentou. "Só tenho a elogiar a nossa rede municipal de ensino, nesse caso, em especial a escola Benedicta de Toledo pela realização de um trabalho bastante positivo com essa temática", declarou o prefeito Mario Botion.

Amanda Bonato de Góes, professora coordenadora da unidade, também reforçou o impacto positivo das atividades desenvolvidas e o envolvimento dos alunos. “A nossa vida é recheada de obstáculos, e assim como nós, a natureza também enfrenta dilemas muitas vezes difíceis de resolver. Cabe a mim, a você e a todos nós cuidar de nossa Terra, incluindo os diferentes biomas e todos os seres vivos que compõem o nosso planeta. A diferença começa em nossa comunidade, no bairro em que moramos, na cidade que nascemos. A escola Benedicta está deixando um legado as futuras gerações, fazendo história e não sendo apenas mais uma entre as estatísticas. Esse é um dos compromissos que assumimos”, pontuou.

O nome “Beneambiental: meu mundo mais verde” foi escolhido por um concurso que envolveu a equipe escolar e os estudantes. Nessa competição, o 1º lugar ficou com a aluna Miriele de Souza Martins (5º ano 2), e o 2º lugar com Nikolas Jhonnes Ferreira Barbosa (5º ano 1). Além disso, a identidade visual foi escolhida por meio de um desenho, elaborado pelo aluno Walisson da Silva (5º ano 1). Na premiação dos melhores desenhos, também foram contemplados o 2º lugar, da aluna Analice Mancini (5º ano 2), o 3º lugar, com a estudante Maria Eduarda Barros de Oliveira (4º ano 1) e os setes finalistas da disputa. Além de certificados, os selecionados receberam prêmios de acordo com a sua classificação.

Para fechar a cerimônia com chave de ouro, a nova fachada da unidade foi apresentada aos presentes. Os muros da escola receberam os desenhos feitos pelos três finalistas do concurso de desenho, além de uma placa feita com tampas de garrafa pet levadas pelos próprios estudantes. Ao todo, para confecção da placa, foram utilizadas 2.700 tampas, 250 lacres e 30 CD’s.