Notícias
CONSCIENTIZAÇÃO
Biblioteca e escola desenvolvem atividades relacionadas à educação ambiental
01/09/2022 | 16h29
Biblioteca e escola desenvolvem atividades relacionadas à educação ambiental

A Biblioteca Pedagógica e a Emeief Prof.ª Benedicta de Toledo desenvolveram uma programação de atividades relacionadas à educação ambiental. A iniciativa acontece de 5 a 9 de setembro e consolida as ações desenvolvidas pela escola por meio do projeto “Beneambiental: meu mundo mais verde”. Estão previstas diversas oficinas e uma live com o escritor Fernando Carraro, autor de livros com essa temática.

O projeto da unidade escolar tem o objetivo de despertar a consciência ambiental dos estudantes a partir de atividades pedagógicas práticas e ativas de gestão ambiental. “Essa programação vai ao encontro desse trabalho e visa aproximar e sensibilizar os estudantes da temática ambiental na prática”, explica a coordenadora da Biblioteca Pedagógica, Taciana Lefcadito Alvares.

Dentro do projeto da escola, os estudantes de 1º ao 5º ano são apresentados aos livros do autor Fernando Carraro, possibilitando que eles conheçam assuntos considerados complexos de forma adequada, assim como despertando-os para a formação crítica e leitora. “A partir das histórias de forma lúdica, leve e divertida torna-se mais fácil conscientizar as crianças sobre questões ambientais”, cita Taciana.

O nome “Beneambiental: meu mundo mais verde” foi escolhido por um concurso que envolveu a equipe escolar e os estudantes. Além disso, a identidade visual foi escolhida por meio de um desenho, elaborado pelo aluno Walisson da Silva, do 4º ano.

“A infância é um momento de inúmeros aprendizados, sendo uma etapa essencial para o desenvolvimento da conduta, da solidariedade e da consciência. Adotar pequenas atitudes sustentáveis todos os dias na escola, em casa e em qualquer lugar faz parte do desenvolvimento da consciência ambiental para transformar o cuidado com o planeta em parte da vida cotidiana”, destaca a professora coordenadora da unidade, Amanda Bonato de Góes.

Confira a programação:

5 de setembro, às 13h30: Oficina de Formação Complementar: leitura e alimentação saudável na Biblioteca Pedagógica com alunos do Maternal 2, 1ª e 2ª etapas da Educação Infantil.

O objetivo da oficina é incentivar a leitura e a alimentação saudável com as crianças por meio de atividades lúdicas. No evento, os alunos participarão da contação da história "Que horta!" da autora Tatiana Belinky. Com hortaliças colhidas na horta feita pelos próprios alunos na escola, eles poderão preparar um lanche saudável com suas famílias sob orientação da equipe de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação.

6 de setembro, às 13h30: Eco Day na Biblioteca Pedagógica com alunos de 1º e 2º anos.

Oficinas criativas com a proposta de temas ecológicos que abordem assuntos como reciclagem, reaproveitamento e desperdício. O objetivo é despertar a conscientização ambiental por meio de atividades que possibilitem a reflexão para melhorar as condições do planeta. Haverá:

– Trilha no Parque – equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura;

– Vaso autoirrigável feito com garrafa pet – equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura;

– Ecobag: sacola ecológica com TNT – equipe da Biblioteca Pedagógica;

– Cineminha “João Ambiente” – equipe da Biblioteca Pedagógica.

8 de setembro, às 14h: Live com Fernando Carraro: amando e cuidando do planeta com estudantes de 3º a 5º ano da Emeief Prof.ª Benedicta de Toledo.

A live acontecerá no Teatro Nair Bello e contará com a participação virtual do escritor. Ele conversará com os estudantes sobre temas importantes, como conscientização ambiental para preservação da vida no planeta por meio de atitudes responsáveis e conscientes.

9 de setembro, das 8h às 17h: apresentação do projeto “Beneambiental: meu mundo mais verde”, na Emeief Prof.ª Benedicta de Toledo.

Evento para divulgação do projeto com a participação da comunidade escolar, pais, comunidade local e autoridades. Haverá exposição de trabalhos sobre educação ambiental e a inauguração da nova fachada da escola, com desenhos premiados no concurso realizado entre os estudantes.

Notícias recomendadas para você