ATENDIMENTO
Motoristas do transporte coletivo passam por capacitação sobre importunação sexual
18/08/2022 | 17h13

A Rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher em Situação de Violência promoveu, hoje (18), no Teatro Nair Bello, uma capacitação a 140 motoristas do transporte coletivo de Limeira sobre importunação sexual. A iniciativa visa preparar os profissionais para o atendimento a esse tipo de ocorrência e atende à Lei 6.402, da vice-prefeita Erika Tank, enquanto vereadora, sancionada em 2020 pelo prefeito Mario Botion.

A capacitação foi ministrada pela coordenadora da Rede Elza Tank, Marina Alencar, pela assistente social e chefe do Fundo Municipal de Assistência Social, Paula Furlan, pela coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Joice Campos, e pela subinspetora da Patrulha Maria da Penha, Geane Oliveira. O secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Oliveira, a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, e o vereador João Antunes Bano estiveram presentes na abertura do evento.

Em média, 1 milhão de passageiros são transportados por mês em Limeira – e, pelo menos metade, é mulher. O prefeito Mario Botion destacou que a medida contribui com as ações permanentes da Rede Elza Tank. “Essa capacitação dará suporte para que os motoristas do transporte público identifiquem eventuais casos de importunação sexual e, com isso, trazer mais segurança aos passageiros”, disse.

Erika Tank destacou que Limeira é pioneira nessa iniciativa. “É extremamente importante transformar o transporte coletivo em um espaço mais seguro para quem o utiliza. Limeira é a primeira cidade da região a fazer esse tipo de capacitação com os motoristas. Um ganho para nossa cidade, com o apoio do prefeito Mario Botion no avanço das medidas da Rede Elza Tank de proteção à mulher”, ressaltou a vice-prefeita.

Marina Alencar explicou que os motoristas do transporte público são orientados a como identificar casos de importunação sexual e acolher a vítima. “A orientação é que essa vítima procure, então, o motorista para que ele busque ajuda junto à Guarda Civil Municipal, pelo 153, ou à Polícia Militar, pelo 190, enquanto acalma a vítima e conduz a situação de maneira menos violenta”, observou.